14 de maio de 2012

Nos fingimos de surdos



Aêe pensadores, tudo bem com vocês ?
Aceitem a paz de Cristo.

Nos muitas das vezes nos fingimos de surdos diante da palavra de Deus.
Isso mesmo SURDO, ou então parece que a palavra faz um túnel em nossa mente, e entra por um lado e sai pelo outro.
Vivemos ouvindo palavras, ensinamentos e como reagimos a isso ? Isso se reagirmos.

Reclamamos por não viver as benção, uma vida abundante e etc ..  mais o segredo é um só .. OUVIR A DEUS.



Deuteronônio 28:1,2
E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;

Salmos 81:8,11,13,15

Ouve-me, povo meu, e eu te atestarei: Ah, Israel, se me ouvires!
Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis.
Oh! se o meu povo me tivesse ouvido! se Israel andasse nos meus caminhos!
E o sustentaria com o trigo mais fino, e o fartaria com o mel saído da rocha.

Tiago 1:22-25
E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

Para viver as benção do Senhor precisamos deixarmos de fingir que não sabemos o que fazer, e começarmos a viver como verdadeiros cristãos para poder desfrutar do melhor dessa terra.

Deus abençoe vocês, uma ótima semana.
@Hermes_Silvaa

13 de maio de 2012

Homenagem a todas as mães: Monica - A mãe do teólogo Agostinho de Hipona

Para ao menos lembrar o dia das mães, não deixando passar essa data secular tão comemorada, lembro aqui de uma mulher guerreira, uma mãe piedosa, que tanto cuidou, educou e orou pelo seu filho, um filho polêmico, mas também uma pessoa extremamente inteligente, um dos maiores teólogos e responsável por abordar assuntos essências da vida de um cristão!

Confesso aos irmãos que sempre que leio a história dessa mãe, me emociono! É uma grande história de vida, cheia de esperança, perseverança e um imenso cuidado de uma mãe!

Mônica nasceu no ano de 332 e  foi a mãe do nosso grande Agostinho, mas quem foi Agostinho?

Breve resumo[1]:

O mais profundo filósofo da era patrística e um dos maiores gênios teológicos de todos os tempos foi Santo Agostinho (354-430), cuja influência plasmou a Idade Média.

Como estudante, vivia desregradamente. Contraiu uma ligação – que iria durar até 384, e da qual teve um filho, Adeodato. Em 374, lendo o Hortensius, de Cícero, sentiu-se atraído por uma vida menos sensual e mais dedicada à busca da verdade. Passou a freqüentar as lições dos maniqueus, que lhe pareciam propor a autêntica forma de cristianismo, em oposição à doutrina da Igreja, “uma história de velhas”.

De 375 a 383 estabeleceu-se em Cartago, como professor de eloqüência, e daí por diante obteve exercer a mesma função do outro lado do mar, em Milão. Já o inquietavam agora fortes dúvidas sobre a verdade do maniqueísmo.

Em Milão, travou conhecimento com o neoplatonismo. Ao mesmo tempo ouvia regularmente os sermões de santo Ambrosio, onde percebia um catolicismo mais sublime do que o imaginado, e lia são Paulo. Um dia, julgando ouvir a voz de uma criança: “Tolle, lege”, abriu ao acaso as Epístolas de são Paulo, que tinha ao lado e passou a sentir que “todas as trevas da dúvida se dissipavam”. Fez-se batizar no sábado santo de 387, com seu filho e com seu amigo Alípio. 
Sobre Mônica 

A Guerreira Mônica, mãe de Agostinho, nascida em 331 d.C., em Tagaste, na África.

Encontramos as seguintes curiosidades, entre elas, grandes qualidades de uma mãe:



                    Lutava sempre pela pureza da fé e  pela santidade de  vida;

                   Grande foi a sua caridade  para com os pobres;


                 Sabendo que era difícil conservar-se na graça de Deus, evitava  os divertimentos profanos, fugia das ocasiões perigosas e desprezava as  exigências e extravagâncias da moda; 



               Os pais casaram-na  com um cidadão de  Tagaste (sua cidade natal), na África, de nome Patrício, que era filho de  família ilustre, mas pobre, pagão e  homem de sentimentos  rudes. O caráter  indômito e violento do marido era para a esposa uma fonte de sofrimentos e  provações,  as mais duras; 

              Longe de  se  queixar ou prestar ouvido às más línguas, que procuravam semear-lhe discórdias  no lar, Mônica defendia o marido e não tolerava que o difamassem em sua presença. Deus recompensou esta dedicação, tendo Mônica à satisfação de ver a conversão do marido;

              Mônica teve dois filhos, Agostinho e Navígio e uma filha Perpétua,  que se fez  religiosa.  O mais velho, Agostinho,  causou grandes amarguras  à mãe, até que enfim,  pela conversão e completa  mudança de vida, se lhe tornou uma  glória;

              Mônica procurou acompanhar seu filho problemático em sua jornada pela busca de conhecimento e  teve o consolo de ouvir de Ambrósio, que o filho já se tinha convertido. Em 387 Agostinho, o filho dele Adeodato e  o amigo Alípio receberam o Batismo; 

              Agostinho quando resolveu voltar com a mãe para a África, chegando a Ostia, disse-lhe ela:  "Vendo-te hoje cristão, nada mais me resta a  fazer neste mundo".  Caiu em uma doença grave e morreu, tendo alcançado a  idade de 56 anos;

               Antes de falecer em Ostia Tiberina – porto de Roma, a mesma em sua sabedoria, relatou ao filho não ter a necessidade de levar o corpo da mesma para ser velado e enterrado em sua cidade natal, mas poderia ali mesmo depositá-la, pois no dia da vinda de Cristo, Ele em sua onisciência a encontraria ali para levá-la junto com Ele;

               O Papa  Alexandre III colocou o  nome de Santa Mônica entre Santos da  Igreja Católica. Sob o pontificado de Martinho V (1430) foi o  corpo de Santa Mônica transportado para  Roma e  depositado na Igreja de Santo Agostinho.

              Realmente, existia algo pelo qual eu desejava permanecer um pouco mais nessa vida; era que eu pudesse ver você como um cristão antes de morrer. O meu Deus cumpriu este desejo mais que abundantemente, de tal forma que agora eu o vejo como seu servo e estimulado por toda felicidade terrena. Que mais tenho a fazer aqui?” Mônica (Conf. IX, 10, 26; LCC, 7.194)

           Realmente uma bela história de uma fervorosa mãe! Exemplar!

           Fonte: Livro “Os Pais da Igreja”, de Hans Von Campenhausen e site Wikipédia.





11 de maio de 2012

Pregue somente o evangelho simples





Bom dia pensadores, de leve na neve ?

Ontem fui visitar uma igreja na cidade de Santo André (São Paulo) e no caminho comecei a ler o livro dos Galatas, e algo me chamou muito a atenção.




"prestenção" - Gálatas 1:6-8 "Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!"

Todos nos conhecemos o evangelho de Jesus Cristo. Amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a ti mesmo. Porém as pessoas hoje estão querendo vender a salvação, dizendo que para ir pro céu nos temos que fazer a campanha X ou participar da corrente tal. CHEGA DISSO.
Onde está o evangelho puro e simples ? De apenas anunciar Jesus como salvador, e não como um solucionador de problemas urgente ?
Alguns estão querendo perverter o evangelho, querendo colocar o evangelho ao seu favor, sendo que o evangelho não é para nos confortar e sim para nos confrontar, para nos mudar.

Eu prefiro muitas vezes orar no meu quarto, cantar um hino e ler a bíblia do que ver certos en-vão-gelicos.

Para finalizar deixo o texto de Paulo a Timóteo.



Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.  
 Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,  sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes.
 São estes os que se introduzem pelas casas e conquistam mulherzinhas sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos.
 Elas estão sempre aprendendo, mas não conseguem nunca de chegar ao conhecimento da verdade.
 Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé. 
 Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos.
 Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, as perseguições e os sofrimentos que enfrentei, coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou!
De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados
 Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.  Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. 
 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

2 Timóteo 3

Deus abençoe vocês.

8 de maio de 2012

A conversa







Professor: Você é um cristão, não é filho?

 Aluno: Sim, senhor.

 Professor: Então, você acredita em Deus?

 Aluno: Absolutamente, senhor.

 Professor: Deus é bom?

 Aluno: Claro.

 Professor: Deus é todo poderoso?

 Aluno: Sim.

 Professor: Meu irmão morreu de câncer, embora ele orou a Deus para curá-lo. A maioria de nós iria tentar ajudar outras pessoas que estão doentes. Mas Deus não o fez. Como isso é um bom Deus, então? Hmm?

 (Estudante ficou em silêncio.)

 Professor: Você não pode responder, não é? Vamos começar de novo, meu rapaz. Deus é bom?

 Aluno: Sim.

 Professor: E satanás é bom?

 Aluno: Não.

 Professor: De onde é que satanás vem?

 Aluno: A partir de ... DEUS ...

 Professor: Isso mesmo. Diga-me filho, existe o mal neste mundo?

 Aluno: Sim.

 Professor: O mal está em toda parte, não é? E Deus fez tudo. Correto?

 Aluno: Sim.

 Professor: Então quem criou o mal?

 (Estudante não respondeu.)

 Professor: Existe doença? Imoralidade? Ódio? Feiúra? Todas estas coisas terríveis existem no mundo, não é?

 Aluno: Sim, senhor.

 Professor: Então, quem as criou?

 (Estudante não tinha resposta.)

 Professor: A ciência diz que você tem 5 sentidos que você usa para identificar e observar o mundo ao seu redor. Diga-me, filho, você já viu DEUS?

 Aluno: Não, senhor.

 Professor: Diga-nos se você já ouviu o teu Deus?

 Aluno: Não, senhor.

 Professor: Você já sentiu o seu Deus, provou o seu DEUS, cheirou o teu Deus? Alguma vez você já teve qualquer percepção sensorial de DEUS?

 Aluno: Não, senhor. Me desculpe mas eu não tive.

 Professor: Mas você ainda acredita nele?

 Aluno: Sim.

 Professor: De acordo com empírica, Protocolo, Testável demonstrável, da Ciência diz que o vosso Deus não existe. O que você acha disso, filho?

 Aluno: Nada. Eu só tenho a minha fé.

 Professor: Sim, fé. E com o que a Ciência tem problema.

 Aluno: Professor, existe tal coisa como o calor?

 Professor: Sim.

 Aluno: E existe tal coisa como o frio?

 Professor: Sim.

 Aluno: Não, senhor. Não há.

 (O auditório ficou muito quieto com essa sucessão de eventos.)

 Aluno: Senhor, você pode ter muito calor, e ainda mais calor, superaquecimento, mega calor, calor branco, pouco calor ou nenhum calor. Mas não temos nada que se chame frio. Podemos atingir - 236º graus abaixo de zero que não é calor, mas não podemos ir mais longe que isso. O frio não existe. Frio é apenas uma palavra que usamos para descrever a ausência de calor. Não podemos medir o frio. O calor é energia. Frio não é o oposto de calor, senhor, apenas a ausência dele.

 (Havia silêncio no auditório.)

 Estudante: E sobre a escuridão, Professor? Existe tal coisa como a escuridão?

 Professor: Sim. O que é a noite, se não existe a escuridão?

 Estudante: Você está errado novamente, senhor. A escuridão é a ausência de algo. Você pode ter pouca luz, a luz normal, luz brilhante, luz piscante. Mas se você não tem luz constantemente, você não tem nada e você a chama de escuridão, não é? Na realidade não é. Se isso fosse correto, você seria capaz de fazer mais escura a escuridão, não seria?

 Professor: Então, a qual ponto você quer chagar, rapaz?

 Aluno: Senhor, o meu ponto é que a sua premissa filosófica é falha.

 Professor: Falha? Você pode explicar como?

 Aluno: Senhor, você está trabalhando na premissa da dualidade. Você argumenta que há vida e há morte, um Deus bom e um Deus mau. Você está vendo o conceito de Deus como algo finito, algo que podemos medir. Senhor, a ciência não pode explicar um pensamento. Ele usa eletricidade e magnetismo, mas nunca viu, muito menos completamente compreendeu qualquer um. Para ver a morte como o oposto da vida é ser ignorante do fato de que a morte não pode existir como algo substantivo.

 A morte não é o oposto da vida: apenas a ausência dela. Agora me diga, Professor, você ensina a seus alunos que eles evoluíram de um macaco?

 Professor: Se você está se referindo ao processo evolutivo natural, sim, claro, eu faço.

 Estudante: Você já observou a evolução com seus próprios olhos, senhor?

 (O professor balançou a cabeça com um sorriso, começando a perceber aonde argumento estava indo.)

 Estudante: Como ninguém jamais observou o processo de evolução em trabalho e não pode sequer provar que este processo é um empreendimento em curso. Você não está ensinando a sua opinião, senhor? Você não um cientista, mas um pregador?

 (A classe estava em alvoroço.)

 Aluno: Existe alguém na classe que já viu o cérebro do professor?

 (A classe explodiu em gargalhadas.)

 Aluno: Existe alguém aqui que já ouviu o cérebro do professor, sentiu, tocou ou cheirou? Ninguém parece ter feito isso. Assim, de acordo com as regras estabelecidas de protocolos empiricos, estável, comprovada, a Ciência diz que você não tem cérebro, senhor. Com todo o respeito, senhor, como então confiar em suas palestras, senhor?

 (A sala ficou em silêncio. O Professor olhou para o aluno, com o rosto insondável.)

 Professor: Eu acho que você vai ter que toma-las pela, fé filho.

 Aluno: É isso senhor ... Exatamente! O elo entre o homem e Deus é fé. Isso é tudo o que mantém as coisas vivas e em movimento.

 __________


 Transmita isto para aumentar seu conhecimento ... ou fé.

 A propósito, o aluno era EINSTEIN.