31 de março de 2013

Verdades e Mitos sobre a Páscoa


Nesta época do ano celebra-se a Páscoa em toda a cristandade, ocasião que só perde em popularidade para o Natal. Apesar disto, há muitas concepções errôneas e equivocadas sobre a data.

A Páscoa é uma festa judaica. Seu nome, “páscoa”, vem da palavra hebraica pessach que significa “passar por cima”, uma referência ao episódio da Décima Praga narrado no Antigo Testamento quando o anjo da morte “passou por cima” das casas dos judeus no Egito e não entrou em nenhuma delas para matar os primogênitos. A razão foi que os israelitas haviam sacrificado um cordeiro, por ordem de Moisés, e espargido o sangue dele nos umbrais e soleiras das portas. Ao ver o sangue, o anjo da morte “passou” aquela casa. Naquela mesma noite os judeus saíram livres do Egito, após mais de 400 anos de escravidão. Moisés então instituiu a festa da “páscoa” como memorial do evento. Nesta festa, que tornou-se a mais importante festa anual dos judeus, sacrificava-se um cordeiro que era comido com ervas amargas e pães sem fermento.

Jesus Cristo foi traído, preso e morto durante a celebração de uma delas em Jerusalém. Sua ressurreição ocorreu no domingo de manhã cedo, após o sábado pascoal. Como sua morte quase que certamente aconteceu na sexta-feira (há quem defenda a quarta-feira), a “sexta da paixão” entrou no calendário litúrgico cristão durante a idade média como dia santo.

Na quinta-feira à noite, antes de ser traído, enquanto Jesus, como todos os demais judeus, comia o cordeiro pascoal com seus discípulos em Jerusalém, determinou que os discípulos passassem a comer, não mais a páscoa, mas a comer pão e tomar vinho em memória dele. Estes elementos simbolizavam seu corpo e seu sangue que seriam dados pelos pecados de muitos – uma referência antecipada à sua morte na cruz.

Portanto, cristãos não celebram a páscoa, que é uma festa judaica. Para nós, era simbólica do sacrifício de Jesus, o cordeiro de Deus, cujo sangue impede que o anjo da morte nos destrua eternamente. Os cristãos comem pão e bebem vinho em memória de Cristo, e isto não somente nesta época do ano, mas durante o ano todo.

A Páscoa, também, não é dia santo para nós. Para os cristãos há apenas um dia que poderia ser chamado de santo – o domingo, pois foi num domingo que Jesus ressuscitou de entre os mortos. O foco dos eventos acontecidos com Jesus durante a semana da Páscoa em Jerusalém é sua ressurreição no domingo de manhã. Se ele não tivesse ressuscitado sua morte teria sido em vão. Seu resgate de entre os mortos comprova que Ele era o Filho de Deus e que sua morte tem poder para perdoar os pecados dos que nele creem.

Por fim, coelhos, ovos e outros apetrechos populares foram acrescentados ao evento da Páscoa pela crendice e superstição populares. Nada têm a ver com o significado da Páscoa judaica e nem da ceia do Senhor celebrada pelos cristãos.

Em termos práticos, os cristãos podem tomar as seguintes atitudes para com as celebrações da Páscoa tão populares em nosso país: (1) rejeitá-las completamente, por causa dos erros, equívocos, superstições e mercantilismo que contaminaram a ocasião; (2) aceitá-las normalmente como parte da cultura brasileira; (3) usar a ocasião para redimir o verdadeiro sentido da Páscoa. 

Eu opto por esta última.

Por doutor Augustus Nicodemus Lopes

30 de março de 2013

Lei x Graça


Alguns pontos divergentes entre a Lei do Antigo Testamento e a Graça do Novo Testamento: A lei é Deus proibindo e exigindo; a graça é Deus suplicando e concedendo. A lei é um ministério de condenação; a graça, de perdão. A lei amaldiçoa; a graça redime dessa maldição; a lei mata; a graça vivifica. A lei faz com que toda boca se feche diante de Deus; a graça faz com que toda boca se abra para louvá-lo. A lei interpõe grande e culpada distância entre o homem e Deus; a graça ergue o homem culpado para perto de Deus. A lei diz "olho por olho, e dente por dente"; a graça diz "não resistais ao homem mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra". A lei diz "odeia teu inimigo"; a graça afirma "amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maltratam". A lei diz cumpra e viva; a graça diz creia e viva. A lei nunca teve um missionário; a graça deve ser  pregada a toda criatura. A lei condena totalmente o melhor dos homens; a graça justifica gratuitamente o pior (Lc 23.43; Rm 5.8; 1 Tm 1.15; 1 Co6.9-11). A lei é um sistema de mérito; a graça, de favor. A lei apedreja uma adúltera; a graça diz: "Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais". Sob a lei, a ovelha morre pelo pastor; sob a graça, o Pastor morre pelas ovelhas!!!

29 de março de 2013

Em Cristo



Repetitio mater studiorum est. “A repetição é a mãe de todo aprendizado.” O apóstolo Paulo entendeu isso. Sob a inspiração e a superintendência do Espírito Santo, Paulo constantemente repetia as verdades fundamentais da doutrina bíblica, e ele fazia isso não apenas dentro de cada uma de suas epístolas, mas às vezes dentro da mesma frase. O mais claro exemplo disso é encontrado na epístola de Paulo aos efésios. Conforme ele desenrola o glorioso mistério de nossa salvação, Paulo reitera a frase “em Cristo” ou “nele” continuamente ao longo do primeiro capítulo, e quase dez vezes nos versos 3 a 14, que é uma longa frase na língua original. Há muitos anos atrás, enquanto eu pregava em Efésios capítulo 1, eu expliquei à nossa congregação que se eles fossem lembrar de apenas uma verdade de nosso estudo de Efésios, que fosse a frase “em Cristo”, que é uma maneira curta de se lembrar de um dos mais fundamentais aspectos da salvação — nossa união com Cristo.
A união do crente com cristo há tempos vem sido uma doutrina negligenciada em muitas igrejas, embora seja uma doutrina central da Escritura. A Palavra de Deus nos ensina que somos escolhidos em Cristo antes da fundação do mundo e que somos unidos com Cristo pela graça justificadora de Deus através da nossa fé somente por causa da morte expiatória de Cristo somente (João 15:4-7; 1 Coríntios 15:22; 2 Coríntios 12:2; Gálatas 3:28; Efésios 1:4, 2:10; Filipenses 3:9; 1 Tessalonicenses 4:16; 1 João 4:13). A natureza dessa união não é apenas que estamos em Cristo, mas que ele está em nós (João 6:56; Romanos 8:10; 2 Coríntios 13:5; Gálatas 2:20; Efésios 3:17; Colossenses 1:27). As implicações teológicas de nossa união com Cristo são espantosas, e é o próprio Cristo quem nos ensinou que elas são. Em João 15, Jesus disse: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (v. 5). Na raiz de nossa santificação está nossa união com Cristo. Como ramos, nós damos frutos precisamente porque estamos unidos a Cristo, a videira, e estamos conectados à videira por causa da obra de Deus Pai, que é “o agricultor” (15:1). Além disso, em sua oração sumo-sacerdotal, Jesus expressou a profunda união que ele tem com os crentes, dizendo: “… eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim” (17:23). Nesta gloriosa oração, jesus revela a absoluta majestade desta doutrina quando expressa que nossa união com ele — o eterno Logos, o Filho de Deus, a segunda pessoa da Divindade, Deus conosco — tem a direta implicação que, em Cristo, o pai nos ama como ele ama seu Filho unigênito. E visto que estamos unidos com Cristo, estamos unidos com ele em sua morte e, portanto, também seremos unidos com ele em sua ressurreição (Romanos 6:5).

28 de março de 2013

A sutil diferença entre Venha e Vá










Esses dias me percebi analisando a sutil diferença entre o "ir" e "vir", ambos referem-se a caminho, direção, movimento e de modo geral tem bastante semelhança.




Qualquer um pode ir à rua numa manhã de sol, mas qualquer um pode vir se abrigar em sua casa numa noite fria e chuvosa?
Posso informar a qualquer um para ir por determinado caminho, mas só posso convidar alguém a vir comigo quando eu conhecer esse caminho.
Posso dizer a qualquer perdido nas ruas "vá para sua casa", mas só posso convidar alguém "venha para minha casa" se eu souber para onde estou o levando.

Como tem sido nossa forma de compartilhar o evangelho com as pessoas?

As vezes falamos do Reino de Deus como algo distante e desconhecido, e esse discurso não convence as pessoas, porque textos soltos estão disponíveis em qualquer livro, o que convence mesmo nos dias de hoje é uma fala com emoção, sentimento, mas principalmente com vida e intensidade.

Se chegarmos a algum  perdido com uma declaração simples de que "Precisa voltar pros caminhos do Senhor e ir à uma igreja" a menos que ele esteja com tudo inconstante em sua vida, seremos apenas mais um que disse isso, mas se chegarmos a estes com satisfação em convidá-los para "vir" à nossa casa a forma de recepção será diferente.

Quando falamos de casa, falamos de um lugar em que gostamos de estar, com pessoas que amamos e nos fazem bem, que tem suas diferenças e desentendimentos as vezes, mas tem algo maior que os une sobre o mesmo teto, o amor. E quando falamos de casa no Céu os desentendimentos e diferenças com os homens não são maiores que a certeza do amor do Pai para com as nossas vidas.

No dia que anunciarmos o evangelho com os olhos brilhando de emoção ao falar dele, as pessoas verão como é importante e nos faz bem estar na casa do Pai, mas perceberão como queremos que os nossos ouvintes estejam conosco porque o que é bom a gente sempre compartilha.

Se quer que seus ouvintes estejam iluminados com o texto que você está falando, a luz precisa estar brilhando em você para que elas a vejam e a queiram para assim terem o desejo de VIR até você, mas se você falar de uma Luz que eles não estejam vendo, certamente ele IRÃO a qualquer reluzir em busca dela, mas nem tudo que reluz é ouro, estamos prontos para essa responsabilidade?


Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.

Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
2 Timóteo 4:2-4


Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.
Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
 Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.2 Tm 4:2-4
Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.

Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
2 Timóteo 4:2-4
e a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
2 Timóteo 4:2
Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.

Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
2 Timóteo 4:2-
Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.

Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
2 Timóteo 4:2-4
:2-4
mpo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.

Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
2 Timóteo 4:2-4
Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.

Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
2 Timóteo 4:2-4

26 de março de 2013

Casar só para poder transar



Eu namoro a 4 anos e 5 meses com essa moça bonita da foto. (fala a verdade se Deus não foi bom para comigo, mesmo sendo feio assim me deu uma ruiva linda dessa ♥ ?)

Por namorar a tanto tempo, e sempre falar em casamento, quase que sempre escuto a mesma frase - Hermes, você quer casar só para poder ficar transando. Velho meu sangue sobe !!
Na moral, quem é que casa só para poder fazer sexo ? Só porque somos jovens cristãos quer dizer que não podermos casar a fim de ser feliz com a pessoa que estamos vivendo juntos ? Ah, pelo amor né !

Eu estudo engenharia civil, e ela química dependendo da semana nos quase não nos vemos e a semana que se passou foi uma mais ou menos assim mal nos vimos e no final de semana ela tinha alguns relatórios para entregar. Quando acabou o culto, fomos para a casa dela e ela deitou sua cabeça no meu colo e eu fiquei fazendo carinho na cabeça dela, conclusão ela pegou no sono eu também e uma hora ela teria que acordar e eu ir embora. Da casa dela na minha da 2 km e eu sai de lá e fui até em casa pensando comigo.. Poxa to cansando de ter que deixar ela, de ver essa essa menina dormindo e ter que ir embora, de viver longe dela.

Agora fala que mal tem em querer viver junto da pessoa que se ama ? Nem tudo nessa vida é sexo, já vou te avisando. O amor é SUPORTAR um ao outro em tudo. Está disposto a suportar a outra pessoa para viver junto ?
Muito de nos jovens estão se precipitando em casar apenas para fazer sexo, eu estou a 4 anos com a mesma menina, com os mesmos planos de me casar com ela e fazer ela feliz. Claro que o sexo fará parte da nossa vida, agora casar só para poder ter isso, não é uma boa ideia e é algo que não se passa em miha cabeça, se eu tivesse condições eu casaria agora mesmo, só para não ficar mais longe dela todos os dias, para poder compartilhar mais de perto os seus problemas e poder socorre-lá seja lá no que for.

Casar é ter compromisso, sexo é apenas prazer.

Se você está se casando apenas porque 'não está aguentando mais' vou te deixar uma palavra do Ap. Paulão ..

Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados. Hebreus 2:18 

25 de março de 2013

Pureza e Propósito no Namoro

Vi esse texto enquanto estava peregrinando no Adolescente de Deus


Querer namorar é natural na vida dos solteiros. Durante os séculos recentes, a prática do namoro para conhecer e escolher um parceiro para o casamento se tornou comum na nossa sociedade. Podemos nos admirar ao notar que a Bíblia fala muito pouco a respeito do namoro, mas precisamos lembrar que o namoro não era a maneira comum de caminhar para o casamento na época bíblica. Os pais freqüentemente arranjaram os casamentos dos filhos, como ainda é o costume em muitas culturas. O amor romântico e as emoções da paixão não eram destacados como são hoje. Algumas pessoas citam a falta de orientação específica nas Escrituras para justificar a aceitação dos padrões do mundo em relação ao namoro. Até jovens que se dizem cristãos, às vezes, começam a namorar sem pensar nos princípios bíblicos que devem governar o seu comportamento. Despreparados, facilmente caem nas ciladas que o Diabo armou. Alguns cometem imoralidade, enquanto outros namoram de olhos fechados e escolhem mal os seus parceiros. Em ambos os casos, as consequências podem ser desastrosas.
Embora a Bíblia não apresente uma lista de regras para o namoro, encontramos nas suas páginas muitos princípios que podemos e devemos seguir para ter namoros puros que caminhem para casamentos bons e felizes.

Fatos e princípios importantes

Trate a sua namorada como se fosse sua irmã. O homem cristão deve tratar "às moças, como a irmãs, com toda a pureza" (1 Timóteo 5:2). Tal atitude certamente se aplica ao namoro. A sua namorada não é um objeto feito para seu prazer, e sim uma pessoa feita à imagem de Deus. Respeite-a.
Evite o egoísmo, pois é pecado (2 Timóteo 3:2). Muitas pessoas namoram e até se casam por motivos egoístas. O amor verdadeiro "não procura os seus interesses" (1 Coríntios 13:5), e sim procura o bem-estar do amado. O amor de Jesus para a igreja não é egoísta. Ele se sacrificou por ela, e pede a mesma coisa do homem em relação à esposa (Efésios 5:25-33). Este amor puro e verdadeiro deve começar no namoro.
Estimule o amor e as boas obras (Hebreus 10:24). Os dois devem crescer no namoro, um ajudando ao outro a realizar seu potencial, especialmente no sentido espiritual. Um namoro que ocupa todo o tempo livre da pessoa, e que dificulta o seu serviço a outros, não ajuda o desenvolvimento pessoal.
Seja criterioso (Tito 2:6). Diz-se que o amor é cego, mas que o casamento abre os olhos! Deve se namorar com os olhos abertos, observando o comportamento e o caráter da outra pessoa. Ele a traiu durante o namoro? Será que se mostrará fiel no casamento? Ela mente aos outros? Será que sempre lhe dirá a verdade? Ele é explosivo e fisicamente violento agora? Acha que vai controlar esses impulsos depois de se casar? Em muitas conversas com casais que enfrentam problemas no casamento, eu pergunto se as atitudes erradas se apresentaram no namoro. Na maioria dos casos, a resposta é sim. Mas, quase sempre, acrescenta-se um fato: "Mas eu não me incomodava com aquilo, porque eu estava apaixonado e queria casar". Precisa-se namorar de olhos abertos!
Evite pecados de sensualidade. A sociedade decadente atual perverte muito o sentido do namoro. Programas de televisão fazem concursos de beijos sensuais. O "Dia dos Namorados" é conhecido por aumentos de vendas de lingerie e propaganda de motéis. Para muitos, a prática sensual de "ficar" vem antes de conhecer o nome da pessoa, e sem nenhum compromisso pessoal. Em muitas escolas, relações sexuais ilícitas são consideradas normais, e até incentivadas pelas conversas entre alunos e professores. A vontade de Deus é outra. Independente das atitudes liberais da sociedade, Deus considera errada qualquer relação sexual fora do casamento. Relações íntimas fazem parte do casamento conforme o plano de Deus, porém "Deus julgará os impuros e adúlteros" (Hebreus 13:4). O servo de Deus precisa fugir da impureza, porque a imoralidade é pecado contra o próprio corpo, que é o santuário do Espírito Santo (1 Coríntios 6:18-20; veja também Gálatas 5:16,19; 1 Coríntios 7:9).
Não é só o ato sexual em si que é pecaminoso. Devemos evitar, também, as atividades e as conversas que alimentam desejos sexuais. Pessoas do mundo podem considerar passeios à praia, noites numa danceteria ou horas a fio agarrados no portão da casa atividades normais para os namorados, mas os cristãos não seguem o padrão sensual do mundo. Algumas perguntas podem ajudar a evitar a imoralidade. O seu nível de contato físico os aproxima de Deus, ou os afasta dele? A sua roupa aumenta o respeito que seu namorado tem por você, ou cria nele desejos que podem ser difíceis de controlar? Se assistirem àquele filme, serão edificados ou enfraquecidos?
Respeite o papel dos pais durante o namoro. Durante o namoro, alguns jovens quase evitam os pais e não frequentam as casas das famílias, sempre procurando sair para outros lugares. Na Bíblia, observamos que os pais freqüentemente aconselhavam os seus filhos na escolha de seus parceiros. Em alguns casos, os filhos já eram adultos, mas ainda respeitavam a orientação dos pais (veja Gênesis 24:3-4; 28:6; 34:4-6). Os pais normalmente têm muito a oferecer, porque já passaram pelas fases do namoro, do noivado e do casamento. Têm aprendido de outros casais, também, ao longo dos anos. Seria um grave erro não aprender com a sabedoria dos pais.
"Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe" (Provérbios 6:20).
Muitos casais sofrem hoje porque se mostraram teimosos e não respeitaram os pais no namoro.
Estejam um ao lado do outro no namoro. Entendemos que o namoro tem em vista, como propósito principal, a escolha de um bom parceiro para o casamento. Gênesis 2:20-24 mostra que Deus criou a mulher para auxiliar (do lado de) seu marido. A vida do casal deve ser dedicada ao serviço a outros (filhos, parentes, vizinhos, irmãos em Cristo, Deus, etc.). Se será assim no casamento, deve começar assim no namoro. Procurem ser uma equipe de servos, os dois trabalhando juntos para fazer o bem.

Casais bem-sucedidos

Durante o namoro devem se espelhar em casais bons. Observar casais conhecidos que têm relações especialmente boas ajuda bastante. Agora, considere esses casais à luz das Escrituras. Achamos instruções e exemplos de casais bem-sucedidos.
Áquila e Priscila trabalharam juntos no ensinamento de Apolo (Atos 18:26) e foram considerados por Paulo cooperadores em Cristo (Romanos 16:3). Uma igreja se reunia na casa deles (Romanos 16:5).
O casal em Provérbios 31 é uma equipe. Este capítulo, a partir do versículo 10, descreve as características da mulher virtuosa. Em parte por causa da dedicação dela, o marido é respeitado na sua cidade. Ela é, acima de tudo, uma serva.
Presbíteros e diáconos e suas mulheres cooperam no serviço a outros. Observamos nas listas de qualificações desses homens (Tito 1:5-9; 1 Timóteo 3:1-13) que eles se preparam para os seus papéis na igreja, em parte, por suas experiências na família. Se não tivessem esposas dedicadas trabalhando em prol da família, esses homens não teriam condições de cumprir papéis especiais na igreja do Senhor. Esta atitude de cooperação, um servindo ao lado do outro, deve começar já no namoro.

Olhando nas direções certas

Muitos namoros levam a casamentos fracassados por um simples motivo. Durante todo o período do namoro, os dois olham nas direções erradas. Olham para si mesmos, procurando satisfazer desejos egoístas. Olham um para o outro, esquecendo do resto do mundo e perdendo oportunidades para servir. Passam horas admirando a beleza física do outro, ou exagerando o contato físico. Embora precise ser realista sobre as suas próprias necessidades, e precise observar o comportamento e as atitudes do outro, o namoro bom mantém seu foco fora do próprio casal. Deve-se olhar para onde?
Deve-se olhar para Deus. Em todas as circunstâncias da vida, devemos olhar em primeiro lugar para Deus. Jesus disse:
"Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento" (Mateus 22:37-38).

O namoro que tira a sua atenção das coisas de Deus não ajudará o seu crescimento espiritual. Se, de fato, você ama o seu namorado, faça tudo para ajudá-lo chegar ao céu. Não se esqueça de olhar para cima!
Deve-se olhar para os seus próximos. Jesus continuou:
"O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:39).

Quando um casal de namorados se isola, dedicando quase todo o seu tempo ao namoro, desobedece o mandamento de Jesus. O namoro, como a vida, deve ter como fundamento os princípios de serviço a outros. Não se esqueça de olhar para as pessoas ao seu redor!

Sugestões práticas

Quer um namoro que seja bom para você e para seu namorado? Quer estabelecer a base para um bom casamento que durará a vida toda? Quer, acima de tudo, agradar a Deus no seu namoro e na sua vida? Procure aplicar na prática os seguintes princípios:

Limitem e controlem o contato físico, evitando criar ou alimentar desejos sensuais.
Respeitem um ao outro como irmãos, criados pelo mesmo Pai celeste.
Não se isolem durante o namoro. Sejam abertos para servir a outros.
Deem prioridade para as coisas espirituais.
Participem juntos de estudos e períodos de louvor.
Estudem a Bíblia juntos.
Procurem oportunidades para servir.

Cultivem uma relação espiritual e saudável que incentive o crescimento dos dois.
Orem juntos, pedindo que Deus abençoe seu namoro, e mais ainda seu futuro casamento!

Créditos: Estudos Gospel
Autor: Dennis Allan

21 de março de 2013

Narcisismo “Gospel”


Quem já ouviu falar de Narciso? Pois é! De acordo com a mitologia greco-romana, Narciso foi um jovem que, por causa de uma maldição, se apaixonou pela própria imagem refletida na lagoa de Eco. A admiração pela própria imagem fazia Narciso pensar que era semelhante a um deus! Em sua mente, tudo girava em torno de sua beleza!
Parece-me que hoje, cada vez mais, as pessoas são encorajadas a olharem para si mesmas com os olhares de Narciso! Impressiona-me, por exemplo, como tudo gira em torno de entretenimento! Vale tudo para fazer as pessoas se sentirem bem, alegres e felizes, mesmo que isso aconteça às custas da realidade! Além disso, existe entre nós uma espécie de existencialismo barato, que faz com que o mundo em que vivemos seja o mundo da autoajuda e do estilo de vida baseado na busca pelo prazer, o que muitos confundem com felicidade.  O problema é que a moda pegou, e pegou muitos cristãos! Sim, os cristãos têm acreditado nessa mentira e, junto com os ímpios, fazem coro dizendo que “o que importa é a minha felicidade e nada mais”! Você já parou para ouvir os cânticos da moda? Já percebeu como eles disfarçadamente colocam o homem e suas necessidades no centro, ao invés da obra e pessoa de Cristo? Você já entrou numa livraria evangélica e viu quantos títulos existem tratando de autoajuda? O que dizer, por exemplo, da liturgia de algumas igrejas, que incentiva a sensualidade e a extravagância? E as pregações que tratam de “5 passos para felicidade” ou “8 passos para uma vida de sucesso”? Meus irmãos, a velha mentira (de que seríamos como deuses) faz mais parte da nossa realidade do que imaginamos!

Um antídoto contra o narcisismo gospel!

Deus nos fez para A Sua glória! (Is 43.7)

Ele é a medida de todas as coisas! Tudo o que existe, existe para que Ele seja magnificado e glorificado! Nada foge deste propósito! Assim, precisamos entender que não somos o centro do universo! Não nos bastamos! Não estamos aqui para encontrar a felicidade! Aliás, nenhuma perspectiva pode ser mais egocêntrica do que esta! Imagine que, harmoniosamente, todas as coisas no universo declaram a glória do grande Deus! Agora imagine que o homem, ao contrário de toda a criação, insiste em perceber o mundo a partir de si mesmo! Se Deus é incomparável e de valor inigualável, não percebê-lo como fonte e centro de toda a existência seria uma prova de imenso egoísmo.

A Bíblia não é um livro de autoajuda (2 Pe 1.19-21)

A Bíblia não é uma caixinha de promessas! A Bíblia não é uma espécie de amuleto ou tarô gospel, onde as pessoas, aleatoriamente (e misticamente), buscam uma palavra mágica! A Bíblia não é um livro de autoajuda comprometido com a minha satisfação e autoaceitação! Ao contrário, a Bíblia é a revelação de Deus, comprometida com a glória dEle! Na Bíblia, Deus revela a si mesmo (sozinhos não poderíamos compreendê-lo) a homens pecadores! Dessa forma, a Bíblia deve ser entendida como um todo, um todo que revela a Glória de um Deus que escolheu, por graça, redimir um povo por meio do Seu Filho. Assim, pregações como “5 passos para o sucesso” ou até “atitudes que liberam a benção” não fazem o menor sentido biblicamente, porque removem a pessoa e obra de Cristo do centro (ainda que textos bíblicos sejam usados) e colocam o homem! Portanto, nos coloquemos diante do Livro dos livros, entendendo que Deus é glorificado quando nós conhecemos e reconhecemos a Sua glória revelada em cada página dele! E sabemos que isto está acontecendo quando o resultado da nossa leitura bíblica nos faz estimar mais a Cristo e menos a nós mesmos!

Precisamos de uma perspectiva correta de nós mesmos! (Sl 139.13,14)

Preciso entender que o fato de ter sido criado à imagem e semelhança de Deus não me dá nenhuma prerrogativa para autoglorificação ou autogratificação! Muitas pessoas têm entendido esta cara doutrina de maneira equivocada! O fato de termos sido criados de forma admirável e assombrosa, aponta para a magnitude do Criador e não para a nossa, visto que todas as coisas têm como objetivo revelar a glória de Deus! Portanto, ao invés de dizer “amem-se” ou “valorizem-se”, o discurso deveria ser “valorizem a Deus por aquilo que vocês são, colocando à disposição dEle seus dons e talentos”! Percebe? Não precisamos nos sentir bem conosco mesmos! Precisamos é reconhecer que Deus já nos deu tudo o que precisamos em Cristo, e que se precisamos nos sentir bem conosco mesmos para sermos felizes e tudo o mais, estamos reconhecendo que estas coisas estão em nós e não em Cristo!


20 de março de 2013

Sorteios do mês de março - Twitter e Facebook

AÊEEE CHEGAMOS A 2 ANOS DE BLOG !!!
CADÊE OS PARABÉNS PRA NOOOOOOIZ ?!

E para comemorar isso, vamos estar sorteando 3 livros para vocês


Para concorrer GOTAS DE CONSOLO PARA A ALMA. Acesse:  http://migre.me/dLlzO
Sorteio 31/03


Para concorrer A MULHER V. Acesse: http://migre.me/dLloL
Sorteio 29/03



Para concorrer 40 DIAS PARA MUDAR O MUNDO, de RT neste link no Twitter @Pensam_Cristaos
Sorteio 30/03

O aniversário é nosso, mais o presente é de vocês !
Obrigado a todos que fazem parte dessa história, vocês que acessam nosso blog são a
nossa maior riqueza !

Deus abençoe vocês s2'

19 de março de 2013

Para meninas - Exalar mas não esconder


Fui convidada para um evento de makes e como com o tempo fiquei particularmente apaixonada por isso, lembrei de todas as leitoras dos meus textos, e vou escrever para vocês...

Houve um tempo na minha vida que eu era completamente aversa à maquiagem porque tinha uma idéia de que as mulheres exageravam nisso e no final das contas, delas mesmo não se via nada, mas me permiti conhecer o resultado de uma maquiagem bem feita, não as que algum profissional fazia em mim, mas as que eu mesma, depois de algum tempo, comecei a realizar.

É legal você chegar em algum lugar e as pessoas olharem para você e expressarem um tom de surpresa por que você "está linda" e algumas mulheres começarem a te observar para fazer o que você faz e chegar no mesmo resultado, mas se posso ser sincera, isso não me realiza, ser apenas um rosto bonito não me faz impressionante.

O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. Pv 15:13

O uso de maquiagem na vida de uma princesa não pode ser para esconder as suas falhas, medos, receios ou cicatrizaes porque ela não é o que seu rosto pode mostrar, ela é muito mais do que um rosto bonito, a maquiagem mais bonita que podemos ter no nosso rosto é a alegria de saber que é templo do Espírito Santo e que Deus a escolheu para morar.

A maquiagem na nossa vida é uma ferramenta que Deus nos deu para exalarmos a verdadeira beleza que há em nós, Esther, Rute, Maria, Débora foram mulheres que marcaram suas gerações não por usarem as maquiagens mais caras, mas por demonstrarem que tinham algo de valor imensurável, o amor de Deus em si...

Que maquiagem seja pra você também uma ferramenta para exalar suas qualidades e não esconder suas falhas.
O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.
Provérbios 15:13
O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.
Provérbios 15:13
O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.
Provérbios 15:13
O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.
Provérbios 15:13

14 de março de 2013

Estilo de vida cristão




Salve galera, hoje meu pastor pediu para trazer uma palavra no culto, e quero compartilhar com vocês !


Todos nos temos um estio de vida, umas pessoas são estilosas de mais, outras menos, mais e no quesito cristão, qual será o nosso estilo ? Pedrão, deixou um texto ótimo para aprendermos..

"Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.
Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.
Pois, "quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade.
Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.
Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal".
Quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem?
Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. "Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados. "
Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.
Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.
É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal.
Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,
no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão
que há muito tempo desobederam, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água,
e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,
que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes. 
1 Pedro 3:8-22


Esse é um daqueles textos da bíblia que fala por si só.
Mais quero destacar algumas coisas, bem simples para não tomar muito seu tempo.

1º Não retribua o mal com o mal - Parece uma coisa obvia, mais tem muitas pessoas hoje em dia, que acha que precisa se pagar as coisas com a mesma moeda, você acha que é certo para um estilo de vida cristã pagar o mal com o mal ? 

Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos.1 Tessalonicenses 5:15

2º Quer ser feliz ? Fale menos, isso mesmo.. fecha um pouco a boca, quem fala muito, acaba falando coisas sem sentido e ferindo pessoas, guarde seus lábios de serem falsos, fique um pouco mais calado. 

Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!Tiago 1:26

3º O Senhor esta por perto desde que você pratique a justiça 

O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada.Provérbios 10:27

4º Tenha Cristo como santidade e esperança dentro de você

Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.1 Tessalonicenses 4:7

Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Romanos 8:24

SEJA ABENÇOADOR ... Deus não te chamou para pagar as coisas com o mal, ou muito menos maldizer alguma coisa, abençoe, Deus te chamou para abençoar, saco ?

Tenha um estilo de vida que venha mostrar as pessoas que você é cristão, e mesmo que elas venha te zombar verão que você é reto diante dos homens e de Deus e terão que reconhecer isso.

O nosso estilo de vida cristão, é um estilo, manso, santo e agradável a Deus !




















13 de março de 2013

O que você tem alimentado ?



Se liga na cena, pois o papo é reto !

O que você tem alimentado ?
Mais a questão é, com o que temos nos alimentado ? Se deixarmos de comer por algumas horas ficaremos com fome, e se comermos uma bolacha, um salgado e etc.. não irá suprir a necessidade de carboidrato, proteínas e etc .. que nos estamos precisando. Se fizermos isso por vários dias, ainda mais nessa vida corrida que nos temos, a consequência é perda de peso, dores de estômagos e tal.

Se para o nosso organismo estar em dia nos temos que ter uma boa alimentação, quem dirá as outras área da nossa vida.

Uma amiga veio perguntar o que poderia fazer, pois estava gostando de uma menina mais não queria isso pra ela, fui sincero e disse: Se você parar de alimentar isso, e orar pedindo a Deus, logo isso vai deixar de existir. Ela me ouviu, durante uma semana e agora ela esta ficando com a menina "/

Um amigo não sabia o que fazer, pois não sabia se ficava na igreja, ou saia dela, e falei com ele: O que você mais alimentar dentro de você vai ser onde você vai ficar. E mesmo com minha ajuda e com a ajuda dos jovens da igreja dele, ele resolveu se alimentar com outras coisas, e hoje está por ai nos bailes funks das ruas de sampa.

Eu poderia citar várias coisas por aqui, mais a questão é ... o que você tem alimentado na sua vida ? Espiritual, sentimental, financeira, familiar e etc.. o que você mais alimentar é o que ficará mais forte, ou estou errado ? Quer um exemplo fácil. Se eu to ficando com duas meninas, como saber com qual eu vou ficar ? Com a que eu der mais atenção, me envolver mais e tratar com mais carinho. Por mais que com a outra eu esteja a 50 anos juntos.

Se você quer viver A, não alimente b, c, d ... Hora de fazer regime em algumas coisas da sua vida. Hora de ter foco nos objetivos e alimentar o essencial !

5 de março de 2013

Raios de Luz




Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Pv 4:18

Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.                2 Co 4:2-6


Já se encontrou em uma situação em que você realmente não entende o porque disso acontecer justamente com você? Daí num momento de impulso você se pergunta, porque Comigo Deus?

Parece que Deus errou o endereço da entrega do Pacote, porque você está cumprindo o que julga ser necessário na vida cristã, não está cometendo nenhum pecado perigoso, não está fazendo mal a ninguém, e ainda assim perdeu o controle da situação e tudo está fora do lugar...

Nessas horas a gente tende a se perguntar onde foi que eu errei, ou questionar Deus dos Seus caminhos, e se existe algo que não funciona na vida do Cristão é o "PORQUE", Deus nunca vai chegar pra você e te dizer o motivo de algumas situações na sua vida, porque Ele te criou como um ser inteligente, a única parte pensante da criação, você é alguém criado à imagem e semelhança dEle e justamente por esse motivo Deus espera que você diga em situações adversas "PRA QUE?".

Deus não trabalha com acasos, tudo tem um propósito e a sua vida faz parte do plano de evangelização dEle, cada situação que Deus te permite viver é a sua oportunidade de brilhar, e a cada nova situação você brilha mais que a anterior até o ponto em que há tanta luz em você que as trevas não conseguem te superar...

Como isso acontece? Antes de semear o que você pensa, busque saber o que o Espírito quer te revelar, porque a medida que não se contamina com as trevas que querem te cegar, você passa a expressar o que está dentro de você e o que você tem por dentro... Nada menos que o Espírito de Deus...

VOCÊ É UM RAIO DE LUZ, PORTANTO ILUMINE!!








2 de março de 2013

Não deixe de sonhar


Todos nos sonhamos. Alguns sonham mais, outros menos, uns sonham altos, outros não se arriscam tanto, o sonho de alguns são gigantes, grandes, extremamente enormes e outros nem tanto, a questão é que todos de uma forma geral sonham.
Uns sonham com um emprego melhor, outros sonham com um celular novo, outros sonham com uma faculdade, namoro, noivado, casamentos e etc.
A maioria dos nossos sonhos são egocêntricos, voltado para nos e não envolvemos muitas pessoas afinal o sonhos é nosso. Mais você acredita que seu sonho pode se realizar ?  A realidade ela machuca, a realidade é uma coisa dura e quando vivemos com sonhos vivemos juntos de uma esperança dentro de nos !
Sonhar é ter esperança que mesmo que a realidade diga que não, tem um Deus que pode dar um sim. O não nos já temos, e Deus é quem confirma se vai continuar o não ou se ele vai dar o sim para os nossos sonhos.
Pra que então se apagar ao não, pra que então ficar se martirizando em não viver o sonho ?

Sonhe, não importa o tamanho do seu sonho ele é seu, e se você não buscar por ele, não semear por ele, não terá crescimento.

Sonhe alto, sem medo.. pois nas alturas tem um Deus que realiza sonhos ! 

Quero deixar um verso da bíblia para encerrar essa postagem

Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito. Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. Provérbios 16:1-3