28 de agosto de 2013

(Série Aprendendo) Na Caverna com Davi - P04 Disponibilidade para ensinar

A partir daquela caverna a jornada desses homens foi sempre ao lado de Davi, em cada batalha, em cada vitória, estiveram com ele desde os tempos de um guerreiro até os tempos de reinado, e foram estes mesmos homens conhecidos na história do Povo de Deus como os Valentes de Davi.
Os homens que estiveram endividados, amargurados e oprimidos, se tornaram os valentes de Davi, um tanto quanto contraditório, se nos esquecermos de uma figura inesquecível nessa caminhada, aquele que os liderou, Davi.
Desde que se posicionou como líder deles, Davi passou a investir na vida daqueles homens, espiritualmente, emocionalmente e intelectualmente. O pastor de ovelhas, filho de Jessé, passou a ver aqueles homens como seus auxiliares na Jornada rumo ao trono de Israel e por isso mesmo eles precisavam estar tão conscientes disso quanto ele próprio, e fez um bom trabalho, veja a seguinte passagem: E teve Davi desejo, e disse: Quem me dera beber da água da cisterna de Belém! Os três valentes romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água do poço que estava junto à porta de Belém, e a tomaram, e a trouxeram a Davi; porém ele não a quis beber, mas derramou-a perante o SENHOR. E disse: Guarda-me, ó SENHOR, de que tal faça; beberia eu o sangue dos homens que foram com risco da sua vida? De maneira que não a quis beber; isto fizeram aqueles três poderosos. 2 Sm 23:15-17.
A atitude desses 3 homens nos mostra um sentimento de gratidão ao que os ensinou, porque se não fosse por isso, eles não teriam arriscado a pŕopria vida para atender a um  simples desejo de seu líder.
Davi entendeu o propósito da Caverna, e aprendeu com a experiência, mas foi além disso, multiplicou o ensinamento e fez com alguns homens antes desprezados pela sociedade, honrados na história de um povo, ele não teve medo de que eles fossem melhor do que ele, como alguns o foram, mas dedicou o tempo que teve com eles para moldá-los à maneira de Deus e lhes apresentar a Visão que o Céu tinha deles, e para qual propósito cada um tinha ido àquela Caverna...
Que essa sequencia tenha edificado a sua vida, e se quiser, fique à vontade para compartilhar suas experiências conosco.

21 de agosto de 2013

(Série Aprendendo) Na Caverna com Davi - P03 Disponibilidade para aprender



PARA LER OS TEXTOS ANTERIORES ACESSE...PARTE 01 PARTE 02

Mesmo em meio ao "caos" que estava vivendo, Davi se permitiu aprender mais de Deus, e nos deixou sua lição de aprendizado registrada nos Salmos 57 e 142 (ambos foram escritos em períodos de cavernas, mas não se sabe ao certo se  o 142 foi em Adulão).

[Masquil de Davi; oração que fez quando estava na caverna] Com a minha voz clamei ao SENHOR; com a minha voz supliquei ao SENHOR.Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia.Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então conheceste a minha vereda. No caminho em que eu andava, esconderam-me um laço.Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma.A ti, ó SENHOR, clamei; eu disse: Tu és o meu refúgio, e a minha porção na terra dos viventes.Atende ao meu clamor; porque estou muito abatido. Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu.Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem. {142}  

Davi sempre me chamou a atenção por ser extremamente sincero, quando se colocava diante de Deus, falava o que realmente estava sentindo e o salmo acima começa com um grito de socorro dessesperado por ajuda, Davi estava angústiado porque estava em posição de não poder fazer absolutamente nada, pra quem já tinha matado urso, leão e gigante a sensação era de impotência porque não havia em quem se apoiar no momento, mas mesmo assim Davi tinha uma confiança, não por sentimentos mas, por convicção de que Deus o atenderia e que ao final disso tudo os homens veriam o agir de Deus em e através de sua vida...

Mas além de ser sincero e confiar em Deus,  Davi nos ensina algo mais no seu outro registro...



[Para o músico-mor. Al-Tachete. Mictão de Davi, quando fugia de diante de Saul na caverna] Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.
Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me. Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade.A minha alma está entre leões, e eu estou entre aqueles que estão abrasados, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e a sua língua espada afiada.Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra. Armaram uma rede aos meus passos; a minha alma está abatida. Cavaram uma cova diante de mim, porém eles mesmos caíram no meio dela.Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores.Desperta, glória minha; despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva.
Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações.Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens. Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra. {Salmos 57}
Quando Davi escreve: "Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração;" está se dispondo ao aprendizado, porque o nosso coração está relacionado com as nossas emoções e sentimentos e sem medo ela sujeita aquilo que sente para o que realmente é porque logo em seguida ordena a si mesmo: "Desperta, glória minha; despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva.Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações.Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens. Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra", um coração preparado para aprender enxerga pelos olhos espirituais aquilo que os olhos carnais nunca chegarão a ver.
Uma pessoa disposta a aprender exalta o nome de Deus a tempo e fora de tempo porque não enxerga dificuldades, mas sim oportunidades de crescimento e amadurecimento, Davi sabia que Deus o estava preparando para um propósito maior do que os que já tinha vivido e por esse motivo todo o universo permanecia no controle de Suas mãos, nesse tempo todo o medo e desespero anterior tinham sido o instrumento para amolecer o coração de Davi para que então ele pudesse ser moldado à maneira de Deus....
Em situações difíceis, geralmente, as pessoas buscam um motivo, quando na verdade Deus quer te apresentar o propósito, decida ser uma pessoa disponível para o aprendizado e você experimentará o que Deus é capaz de fazer em você.

DEUS TE ABENÇOE E ATÉ O PRÓXIMO POST!!! 

20 de agosto de 2013

O que a Bíblia Sagrada representa para você???


A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido do mundo, é fato que ninguém pode passar indiferente as Sagradas Escrituras, a grande maioria das pessoas do mundo tem alguma definição particular a respeito da Bíblia, abaixo segue uma lista de afirmações a respeito da Bíblia Sagrada, nem todos os mencionados são cristãos, mas, todos tem algo de proveito a dizer sobre o livro sagrado dos cristãos!!! 

“A Bíblia foi dada para sustentar o testemunho do único Deus, Criador e Sustentador do Universo, através de Cristo, o Redentor do homem pecador. Ela apresenta uma história contínua, da redenção humana”
Merrill Unger
“Se eu a coloco (a Bíblia) abaixo de todos os livros, ela é a que mantêm todos eles, se eu a coloco no meio dos outros livros, ela é o coração desses livros, e se eu a coloco em cima dos outros livros, ela é a cabeça e autoridade de todos os livros em minha biblioteca”
Rui Barbosa
“A Bíblia parece uma orquestra sinfônica, tendo o Espírito Santo como seu maestro; cada instrumento foi trazido voluntária, espontânea e criativamente para tocar suas notas exatamente como o grande maestro queria, embora nenhum dos músicos pudesse ouvir a música como um todo”
J. I. Packer
“Um simples cristão com a Bíblia na mão pode dizer que a maioria está errada”
Francis Schaeffer
“A Bíblia, toda a Bíblia e nada mais do que a Bíblia, é a religião da igreja de Cristo”
C. H. Spurgeon
“A divindade de Cristo é a doutrina-chave das Escrituras. Rejeite-a, e a Bíblia tornar-se-á um amontoado de palavras sem qualquer tema que lhe dê unidade. Aceite-a, e a Bíblia tornar-se-á uma revelação compreensível e ordenada de Deus na pessoa de Jesus Cristo”
J. Oswald Sanders
“Nossa fé é alimentada pelo que está claro nas Escrituras e testada pelo que é obscuro”
Agostinho
“Enquanto outros livros informam e poucos reformam, só este livro transforma”
A. T. Pierson
“A Bíblia é uma mina de diamantes, um colar de pérolas, a espada do espírito; um mapa pelo qual o cristão navega para a eternidade; o roteiro pelo qual anda todos os dias; o relógio pelo qual acerta sua vida; a balança com a qual pesa suas ações”
Thomas Watson
“O cristão percebe que os dentes do tempo roem todos os livros, menos a Bíblia… Dezenove séculos de experiência a têm provado. Ela passou pelo furor da crítica que nenhum outro volume sofreu; suas verdades espirituais suportaram as chamas e saíram ilesas até do cheiro de queimado”
W. E. Sangster
“A Bíblia é uma janela na prisão deste mundo, através da qual podemos olhar para a eternidade”
Timothy Dwight
“Quero conhecer uma coisa: o caminho para o céu… O próprio Deus dignou-se a ensinar o caminho… Ele o escreveu em um livro. Oh, dá-me esse livro! A qualquer preço, dá-me o livro de Deus!”
John Wesley
“O homem que não está preparado para prestar obediência à Palavra de Deus não é capaz nem de ouvi-la corretamente. Por isso as parábolas tornam-se janelas para algumas pessoas e muros para outras”
J. Blanchard
“Onde a Bíblia não tem voz, não devemos ter ouvidos”
John Trapp
“A Bíblia é entre os livros aquilo que Cristo é entre os homens”
Anônimo
“A Bíblia, como revelação de Deus, não tem a intenção de nos dar todas as informações que pudéssemos desejar nem de resolver todas as questões com as quais a alma humana vive perplexa, mas a de transmitir o suficiente para ser um guia seguro para o porto do descanso eterno”
Albert Barnes
“Encha seu coração e sua mente com a Palavra de Deus. Memorize versículo, de modo que você possa citar a passagem corretamente quando estiver em reuniões ao ar livre ou pregando para alguma pessoa. Ao fazer isso, estará lançando sementes no coração dela, as quais serão germinadas pelo Espírito Santo. Ele será capaz de trazer à sua mente aqueles textos que você memorizou um dia. Você precisa estar ensopado com a palavra de Deus, tão cheio dela que você mesmo seja uma carta viva, conhecida e lida por todos os homens. Os crentes são fortes apenas quando a Palavra de Deus habita neles”
Smith Wigglesworth
“Eu confesso que a majestade da Bíblia me abisma e fala ao meu coração!”
J.J Rosseau
“O Evangelho não é simplesmente um livro, é uma força viva!”
Napoleão Bonaparte
“Há um livro que, desde a primeira letra até a última, é uma emanação divina, a Bíblia!”
Victor Hugo
“Com a Bíblia alcançamos a liberdade, ela é o melhor aliado…!”
Giussepe Garibaldi
“A leitura da Bíblia lançou os fundamentos da educação popular que mudou a face dos países que possui!”
Sarmiento
“É a fé na Bíblia que me serve de guia!”
Goethe
“Estou ultimamente ocupado em ler a Bíblia! Tirai tudo o que puderdes deste livro pelo raciocínio e pela fé, vivereis e morrereis um homem melhor!”
Abraão Lincoln
“Este livro me fará evitar o pecado ou o pecado me fará evitar este livro!”
Moody

“Já li mais de 150 livros e o melhor deles continua sendo a Bíblia Sagrada!”

Antonio Brito

19 de agosto de 2013

Tantas magoas



Se as mágoas fossem pelos - todos nós pareceríamos ursos!

Tantas mágoas. Quando os professores ignoram o seu trabalho, a negligência deles magoa. Quando a sua namorada o larga, quando o seu marido a abandona, quando a empresa o demite, isso magoa. A rejeição sempre magoa. As pessoas trazem dor.

Algumas vezes intencionalmente. Algumas vezes acidentalmente.

Então para onde você se volta? Assassinodealuguel.com? Uísque e amigos? Serviço de Atendimento para Festa de Piedade? A retaliação tem o seu apelo. Mas Jesus tem uma ideia melhor!

A Graça não é cega. Ela vê muito bem a mágoa. Mas a Graça escolhe ver ainda mais o perdão de Deus. Hebreus 12:15 nos pede, “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos”.

Onde está faltando a graça, a amargura é abundante. Onde a graça é abundante, o perdão cresce. O perdão pode não acontecer de uma vez. Mas ele pode acontecer com você.

Por Max Lucado 

Curta www.facebook.com/pensamentosdecristaos

www.facebook.com/oblogueirocristao 


14 de agosto de 2013

(Série Aprendendo) Na Caverna com Davi - P02 Fé


PARA LER OS TEXTOS ANTERIORES ACESSE...PARTE 01


Mas um detalhe importante nesse caminho é que Davi, não segue acompanhado e também não avisa para onde está indo, creio eu também que Davi não sabia o que estava planejado para o seu caminho, mas quando aqueles homens chegam no lugar em que Davi estava, a sua postura me chamou a atenção porque "ELE SE FEZ CHEFE DELES"


2 - Fé

Por estar em uma situação muito complicada Davi poderia ter mandado aqueles homens de volta pra suas casas, mas sua postura é justamente o contrário.

Os homens que encontram Davi naquela caverna são justamente os que ninguém gostaria de estar a frente, podemos dizer que eram os de maior complexidade de relacionamento, porque aqueles homens não tinham mais em que acreditar, e encontrar Davi era uma declaração subconsciente de "Precisamos acreditar em algo maior que nós, acreditamos em você". Davi nesse momento olha para cada um desses homens com os olhos de Deus, pois anos antes quando ele era apenas um pastor, para os homens, aos Olhos de Deus ele já era um rei. Ao se fazer chefe desses homens, o refugiado na caverna, nos ensina que confiar em Deus é muito mais do que expressar-se em palavras, é caminhar como se algo não vemos ainda já nos fosse real.

Ao se posicionar como Líder daqueles homens, Davi declara pra Deus, "Não sei o motivo, mas sei que o Senhor está no controle, se esses vieram ao meu encontro foi porque o Senhor os trouxe aqui, e eles buscam algo que o Senhor já colocou em mim."

Quantos de nós já tivemos situações difíceis em que buscamos nos distanciar do mundo, e pessoas nos cercaram exatamente nesse período, elas buscavam refúgio em nós, o que parece contraditório, mas é em situações assim que Deus brilha através de nós, mas isso é possível somente quando temos fé no Deus a quem amamos.

Quando estamos  mal, temos a tendência de generalizar, mas o nosso espírito não fica mal, pelo contrário, é nas situações ruins que ele se destaca pois não é pelo que você pode fazer ou pelo que os outros podem fazer por você, mas é pelo que Deus faz em nós e através de nós que experimentamos o que Ele é capaz de fazer por nós.

Se na sua vida é tempo de caverna, que haja entendimento de que você precisa de mais intimidade com Deus, mas se na sua caverna chegaram pessoas em situação mais difícil que a sua, pode ter certeza de que Deus quem agir através de você, e essas pessoas buscam ver a face de Deus no seu rosto, e é você mesmo que Deus escolheu pra esse momento e toda a capacidade que você precisa já está dentro basta deixar o Espírito Santo fluir através da sua vida...


Tenha fé que Deus age através de você independente do tempo ou lugar em que você está se encontrar em você disponibilidade...

Ó Deus, mostra a tua grandeza nos céus, e que a tua glória brilhe no mundo inteiro! SL 57:11

DEUS TE ABENÇOE E ATÉ O PRÓXIMO POST!!!

13 de agosto de 2013

Jesus: O Verdadeiro Homem



No jardim do lado oriental do Éden estava Adão, o primeiro homem. Diante dele, duas árvores. A árvore do conhecimento do bem e do mal, e a árvore da vida. A primeira é proibida. A respeito da segunda quase nada se diz, exceto a informação de que está lá, e confere a imortalidade.
As existência das duas árvores traz a informação óbvia de que Adão não estava diante do bem e do mal, isto é, sua escolha não era moral. Adão estava diante da escolha entre a morte e a vida, o que significa que seu dilema era ontológico.
O dilema ontológico diz respeito ao ser, tanto a natureza quanto a realidade que sustenta tal natureza. Deus é o único auto-existente. É o único que pode pronunciar a respeito de si mesmo Eu Sou O Que Sou – o nome impronunciável. Todos os demais seres recebem sua existência de Deus. Ninguém é o que é. Apenas Deus.
Quando Adão decide comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, já avisado que isso resultaria em morte, faz uma opção suicida. A árvore do conhecimento do bem e do mal é a figura que o narrador bíblico utiliza para apontar o ato humano de reivindicar autonomia em relação ao Criador. Adão pretende tomar nas mãos a prerrogativa de definir os limites de sua existência, como se tivesse condições de sustentar-se a si mesmo fora dos limites estabelecidos por Deus. O que a teologia chama de pecado original, comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, não é outra coisa senão uma escolha ontológica. Apenas uma leitura muito superficial e desatenta do Gênesis, bem como um entendimento que desconsidere a altoridade de Deus em relação ao universo e ao ser humano, concluiria que o chamado pecado original é uma questão moral. Deus é de outra ordem – o totalmente Outro, não pode ser atingido pela ofensa moral humana.
Agostinho diz que o pecado de orgulho, que ele chama de vanglória, é o pecado que dá origem a todos os outros pecados. Vanglória é a glória do que é vão: a glória do que não tem substância, é falso; não tem consistência, é efêmero; não tem essência, não se sustenta e não é capaz de realizar por si somente o fim a que se propõe.
A pretensão de existir por si mesmo, à parte de Deus, implica a morte, pois nada existe “fora de Deus”. O ato criador de Deus equivale ao chamado daquilo que não é, daquilo que não existe, aquilo que é não-existência, para que venha a ser. Deus chama à existência as coisas que não são como se já fossem. E tudo quanto  existe, subsiste sustentado por Deus, pois nEle somos, nos movemos e existimos, e dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas.
Jesus é apresentado na Bíblia Sagrada como o último Adão. Também esteve diante da serpente. Não no paraíso do lado oriental do Éden, mas no deserto, onde se encontra o primeiro Adão após sua rebelião, pois fora expulso do paraíso. Diferentemente de Adão, o primeiro homem, Jesus escolhe a submissão e a rendição a Deus. Ao afirmar “o Espírito do Senhor está sobre mim”, Jesus não apenas deixa claro que não pretende viver em autonomia em relação a Deus, como também estabelece um novo padrão para a existência humana. Por essa razão Jesus é também apresentado na Bíblia Sagrada como o segundo homem.
Jesus é o Adão que comeu da árvore da vida. E deu origem ao verdadeiro homem!!!

7 de agosto de 2013

(Série Aprendendo) Na Caverna com Davi - P01 Intimidade


A passagem registrada em 1 Sm 22:1-2 sempre foi um texto muito lindo pra mim, mas a Palavra de Deus se renova e nos ensina o que precisamos no momento certo, passava por um momento de insatisfação e questionamentos com Deus quando li esse texto e um novo ensinamento pude aprender.

Se analisarmos a História de Davi nos capítulos anteriores veremos que ele passava por um dos piores momentos de sua vida, no exato momento em que se refugia na Caverna de Adulão buscava se proteger da perseguição alheia. De um lado os filisteus querem sua cabeça por Davi, com apenas uma funda e algumas pedras ter destruído o melhor e melhor guerreiro filisteu e do outro o então Rei de Israel, Saul, desejava a morte de Davi pelo medo de que ele lhe tirasse a coroa. Não havia um lugar em que ele pudesse ficar tranquilo e se sentir seguro, mas em meio a esse caos, Deus o conduz a uma experiência fantástica que nos traz uma lição de:  


1 - Intimidade


Ele poderia ter se refugiado em qualquer lugar, mas foi justamente para uma caverna, e esse lugar nos remete à profundidade.

Quando Davi chega naquele lugar, depois de uma jornada só, o que ele mais buscava era um momento com Deus, e naquele lugar de profundidade alcança um novo nível de intimidade com o Pai, porque é em lugares isolados e a sós com Deus que nos permitimos ouví-lo melhor e temos mais liberdade para falar com Ele.

Não havia pessoas que pudessem compreender e ajudar Davi naquele momento, então ele se refugia no único que realmente sabia o que fazer, sua intimidade com Deus era tão intensa que ele se esconde dos olhos dos homens para se expor aos olhos de Deus. 

Em momentos de confusão ou desespero, as vezes erramos por buscar uma resposta em fontes vazias, mas pior do que não encontrar uma solução é ter seus problemas expostos por pessoas que não fazem a mínima questão de te ajudar.

Somente Deus sabe quem pode ser útil num momento de adversidade, e é por meio da intimidade que desenvolvemos com Ele que saberemos em que podemos confiar ou não, porque teremos habilidade em discernir o que pensamos que Ele está querendo dizer e o que certamente Deus está falando.

Na primeira parte dessa lição que você possa se permitir ser mais íntimo de Deus e recorrer primeiro à Sua sabedoria e aconselhamento, e depois obedecer no que Ele lhe ordenar fazer...




Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia.
Salmos 142:2

6 de agosto de 2013

Se Deus é bom e Todo Poderoso por que enfrentamos circunstâncias ruins???




Quando as circunstâncias ruins acontecem, quando as dificuldades nos cercam, quando as crises surgem inesperadas ou alguma perda repentina nos surpreende, na maioria das vezes surge em nós mesmos, e até naqueles que não conhecem as nossas circunstâncias, a sensação de que é um castigo de Deus, que existe algum pecado oculto, não confessado e há até quem diga que se trata de uma maldição familiar.


Nossos problemas ou crises ocorrem porque vivemos num mundo injusto e impiedoso em que há conflitos na esfera humana e certamente na esfera espiritual. Mas é nessas ocasiões que devemos lembrar o que a Bíblia diz de modo muito específico: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo ... que nos consola em todas as nossas tribulações... Temos que nos lembrar também que se as nossas dificuldades fossem respostas, castigo ou a recompensa divina pelos nossos pecados, certamente, não estaríamos vivos.



O misericordioso amor de Deus, o seu olhar compassivo sobre nós providencia consolo, sustento e ânimo para enfrentarmos as mais duras dificuldades e tribulações, pois Ele mesmo nos dá o discernimento que está nos moldando na imagem de Cristo, o varão perfeito. Deus não é indiferente às nossas crises e dificuldades. Ele age em nosso favor de muitas maneiras e, na maioria das vezes nós nem o percebemos. E ele age também através de nós para que outros em suas circunstâncias, em suas dificuldades tenham alívio e sejam abençoados.



Exemplo da soberania e da providência de Deus, nós encontramos na história do povo de Israel relatada no livro de Ester. Estudando novamente este livro me deparei mais uma vez com a grande verdade do controle soberano de Deus sobre as diversas circunstâncias que cercam a vida de cada um de nós. De início ela não percebeu, mas depois Ester foi ajudada por Mordecai e discerniu as circunstâncias daquele momento: Quem sabe se não foi para este momento que foste conduzida à realeza? 



 (Et 4.14). Ester foi elevada a rainha do império persa para que juntamente com Mordecai livrasse o povo de Israel de ser destruído, morto e aniquilado (Et 7.4).



Devemos pedir discernimento a Deus para agirmos de acordo com a sua vontade. Temos que escolher se vamos nos isolar, sentindo-nos como vítimas das circunstâncias, vítimas das injustiças da vida, ou se vamos nos achegar ainda mais a Ele para sermos consolados com a Sua consolação, para sermos usados para consolar os outros e, nos colocarmos à sua disposição para sermos usados por Ele a fim de que os Seus soberanos planos aconteçam através de nós.



Podemos estar certos da palavra do profeta Jeremias: Ah! Senhor Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa... porque os teus olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens... (Jr 32.17-19, ARA).Sim! Deus está atento para as nossas circunstâncias e por isso, devemos saber que agindo Deus em nosso favor, o tamanho da crise fica menor!



Que Deus nos ajude a perceber que mesmo nos momentos difíceis podemos ser usados por ele mesmo para sua glória!