28 de agosto de 2013

(Série Aprendendo) Na Caverna com Davi - P04 Disponibilidade para ensinar

A partir daquela caverna a jornada desses homens foi sempre ao lado de Davi, em cada batalha, em cada vitória, estiveram com ele desde os tempos de um guerreiro até os tempos de reinado, e foram estes mesmos homens conhecidos na história do Povo de Deus como os Valentes de Davi.
Os homens que estiveram endividados, amargurados e oprimidos, se tornaram os valentes de Davi, um tanto quanto contraditório, se nos esquecermos de uma figura inesquecível nessa caminhada, aquele que os liderou, Davi.
Desde que se posicionou como líder deles, Davi passou a investir na vida daqueles homens, espiritualmente, emocionalmente e intelectualmente. O pastor de ovelhas, filho de Jessé, passou a ver aqueles homens como seus auxiliares na Jornada rumo ao trono de Israel e por isso mesmo eles precisavam estar tão conscientes disso quanto ele próprio, e fez um bom trabalho, veja a seguinte passagem: E teve Davi desejo, e disse: Quem me dera beber da água da cisterna de Belém! Os três valentes romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água do poço que estava junto à porta de Belém, e a tomaram, e a trouxeram a Davi; porém ele não a quis beber, mas derramou-a perante o SENHOR. E disse: Guarda-me, ó SENHOR, de que tal faça; beberia eu o sangue dos homens que foram com risco da sua vida? De maneira que não a quis beber; isto fizeram aqueles três poderosos. 2 Sm 23:15-17.
A atitude desses 3 homens nos mostra um sentimento de gratidão ao que os ensinou, porque se não fosse por isso, eles não teriam arriscado a pŕopria vida para atender a um  simples desejo de seu líder.
Davi entendeu o propósito da Caverna, e aprendeu com a experiência, mas foi além disso, multiplicou o ensinamento e fez com alguns homens antes desprezados pela sociedade, honrados na história de um povo, ele não teve medo de que eles fossem melhor do que ele, como alguns o foram, mas dedicou o tempo que teve com eles para moldá-los à maneira de Deus e lhes apresentar a Visão que o Céu tinha deles, e para qual propósito cada um tinha ido àquela Caverna...
Que essa sequencia tenha edificado a sua vida, e se quiser, fique à vontade para compartilhar suas experiências conosco.

21 de agosto de 2013

(Série Aprendendo) Na Caverna com Davi - P03 Disponibilidade para aprender



PARA LER OS TEXTOS ANTERIORES ACESSE...PARTE 01 PARTE 02

Mesmo em meio ao "caos" que estava vivendo, Davi se permitiu aprender mais de Deus, e nos deixou sua lição de aprendizado registrada nos Salmos 57 e 142 (ambos foram escritos em períodos de cavernas, mas não se sabe ao certo se  o 142 foi em Adulão).

[Masquil de Davi; oração que fez quando estava na caverna] Com a minha voz clamei ao SENHOR; com a minha voz supliquei ao SENHOR.Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia.Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então conheceste a minha vereda. No caminho em que eu andava, esconderam-me um laço.Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma.A ti, ó SENHOR, clamei; eu disse: Tu és o meu refúgio, e a minha porção na terra dos viventes.Atende ao meu clamor; porque estou muito abatido. Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu.Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem. {142}  

Davi sempre me chamou a atenção por ser extremamente sincero, quando se colocava diante de Deus, falava o que realmente estava sentindo e o salmo acima começa com um grito de socorro dessesperado por ajuda, Davi estava angústiado porque estava em posição de não poder fazer absolutamente nada, pra quem já tinha matado urso, leão e gigante a sensação era de impotência porque não havia em quem se apoiar no momento, mas mesmo assim Davi tinha uma confiança, não por sentimentos mas, por convicção de que Deus o atenderia e que ao final disso tudo os homens veriam o agir de Deus em e através de sua vida...

Mas além de ser sincero e confiar em Deus,  Davi nos ensina algo mais no seu outro registro...



[Para o músico-mor. Al-Tachete. Mictão de Davi, quando fugia de diante de Saul na caverna] Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.
Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me. Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade.A minha alma está entre leões, e eu estou entre aqueles que estão abrasados, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e a sua língua espada afiada.Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra. Armaram uma rede aos meus passos; a minha alma está abatida. Cavaram uma cova diante de mim, porém eles mesmos caíram no meio dela.Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores.Desperta, glória minha; despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva.
Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações.Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens. Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra. {Salmos 57}
Quando Davi escreve: "Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração;" está se dispondo ao aprendizado, porque o nosso coração está relacionado com as nossas emoções e sentimentos e sem medo ela sujeita aquilo que sente para o que realmente é porque logo em seguida ordena a si mesmo: "Desperta, glória minha; despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva.Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações.Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens. Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra", um coração preparado para aprender enxerga pelos olhos espirituais aquilo que os olhos carnais nunca chegarão a ver.
Uma pessoa disposta a aprender exalta o nome de Deus a tempo e fora de tempo porque não enxerga dificuldades, mas sim oportunidades de crescimento e amadurecimento, Davi sabia que Deus o estava preparando para um propósito maior do que os que já tinha vivido e por esse motivo todo o universo permanecia no controle de Suas mãos, nesse tempo todo o medo e desespero anterior tinham sido o instrumento para amolecer o coração de Davi para que então ele pudesse ser moldado à maneira de Deus....
Em situações difíceis, geralmente, as pessoas buscam um motivo, quando na verdade Deus quer te apresentar o propósito, decida ser uma pessoa disponível para o aprendizado e você experimentará o que Deus é capaz de fazer em você.

DEUS TE ABENÇOE E ATÉ O PRÓXIMO POST!!! 

20 de agosto de 2013

O que a Bíblia Sagrada representa para você???


A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido do mundo, é fato que ninguém pode passar indiferente as Sagradas Escrituras, a grande maioria das pessoas do mundo tem alguma definição particular a respeito da Bíblia, abaixo segue uma lista de afirmações a respeito da Bíblia Sagrada, nem todos os mencionados são cristãos, mas, todos tem algo de proveito a dizer sobre o livro sagrado dos cristãos!!! 

“A Bíblia foi dada para sustentar o testemunho do único Deus, Criador e Sustentador do Universo, através de Cristo, o Redentor do homem pecador. Ela apresenta uma história contínua, da redenção humana”
Merrill Unger
“Se eu a coloco (a Bíblia) abaixo de todos os livros, ela é a que mantêm todos eles, se eu a coloco no meio dos outros livros, ela é o coração desses livros, e se eu a coloco em cima dos outros livros, ela é a cabeça e autoridade de todos os livros em minha biblioteca”
Rui Barbosa
“A Bíblia parece uma orquestra sinfônica, tendo o Espírito Santo como seu maestro; cada instrumento foi trazido voluntária, espontânea e criativamente para tocar suas notas exatamente como o grande maestro queria, embora nenhum dos músicos pudesse ouvir a música como um todo”
J. I. Packer
“Um simples cristão com a Bíblia na mão pode dizer que a maioria está errada”
Francis Schaeffer
“A Bíblia, toda a Bíblia e nada mais do que a Bíblia, é a religião da igreja de Cristo”
C. H. Spurgeon
“A divindade de Cristo é a doutrina-chave das Escrituras. Rejeite-a, e a Bíblia tornar-se-á um amontoado de palavras sem qualquer tema que lhe dê unidade. Aceite-a, e a Bíblia tornar-se-á uma revelação compreensível e ordenada de Deus na pessoa de Jesus Cristo”
J. Oswald Sanders
“Nossa fé é alimentada pelo que está claro nas Escrituras e testada pelo que é obscuro”
Agostinho
“Enquanto outros livros informam e poucos reformam, só este livro transforma”
A. T. Pierson
“A Bíblia é uma mina de diamantes, um colar de pérolas, a espada do espírito; um mapa pelo qual o cristão navega para a eternidade; o roteiro pelo qual anda todos os dias; o relógio pelo qual acerta sua vida; a balança com a qual pesa suas ações”
Thomas Watson
“O cristão percebe que os dentes do tempo roem todos os livros, menos a Bíblia… Dezenove séculos de experiência a têm provado. Ela passou pelo furor da crítica que nenhum outro volume sofreu; suas verdades espirituais suportaram as chamas e saíram ilesas até do cheiro de queimado”
W. E. Sangster
“A Bíblia é uma janela na prisão deste mundo, através da qual podemos olhar para a eternidade”
Timothy Dwight
“Quero conhecer uma coisa: o caminho para o céu… O próprio Deus dignou-se a ensinar o caminho… Ele o escreveu em um livro. Oh, dá-me esse livro! A qualquer preço, dá-me o livro de Deus!”
John Wesley
“O homem que não está preparado para prestar obediência à Palavra de Deus não é capaz nem de ouvi-la corretamente. Por isso as parábolas tornam-se janelas para algumas pessoas e muros para outras”
J. Blanchard
“Onde a Bíblia não tem voz, não devemos ter ouvidos”
John Trapp
“A Bíblia é entre os livros aquilo que Cristo é entre os homens”
Anônimo
“A Bíblia, como revelação de Deus, não tem a intenção de nos dar todas as informações que pudéssemos desejar nem de resolver todas as questões com as quais a alma humana vive perplexa, mas a de transmitir o suficiente para ser um guia seguro para o porto do descanso eterno”
Albert Barnes
“Encha seu coração e sua mente com a Palavra de Deus. Memorize versículo, de modo que você possa citar a passagem corretamente quando estiver em reuniões ao ar livre ou pregando para alguma pessoa. Ao fazer isso, estará lançando sementes no coração dela, as quais serão germinadas pelo Espírito Santo. Ele será capaz de trazer à sua mente aqueles textos que você memorizou um dia. Você precisa estar ensopado com a palavra de Deus, tão cheio dela que você mesmo seja uma carta viva, conhecida e lida por todos os homens. Os crentes são fortes apenas quando a Palavra de Deus habita neles”
Smith Wigglesworth
“Eu confesso que a majestade da Bíblia me abisma e fala ao meu coração!”
J.J Rosseau
“O Evangelho não é simplesmente um livro, é uma força viva!”
Napoleão Bonaparte
“Há um livro que, desde a primeira letra até a última, é uma emanação divina, a Bíblia!”
Victor Hugo
“Com a Bíblia alcançamos a liberdade, ela é o melhor aliado…!”
Giussepe Garibaldi
“A leitura da Bíblia lançou os fundamentos da educação popular que mudou a face dos países que possui!”
Sarmiento
“É a fé na Bíblia que me serve de guia!”
Goethe
“Estou ultimamente ocupado em ler a Bíblia! Tirai tudo o que puderdes deste livro pelo raciocínio e pela fé, vivereis e morrereis um homem melhor!”
Abraão Lincoln
“Este livro me fará evitar o pecado ou o pecado me fará evitar este livro!”
Moody

“Já li mais de 150 livros e o melhor deles continua sendo a Bíblia Sagrada!”

Antonio Brito

19 de agosto de 2013

Tantas magoas



Se as mágoas fossem pelos - todos nós pareceríamos ursos!

Tantas mágoas. Quando os professores ignoram o seu trabalho, a negligência deles magoa. Quando a sua namorada o larga, quando o seu marido a abandona, quando a empresa o demite, isso magoa. A rejeição sempre magoa. As pessoas trazem dor.

Algumas vezes intencionalmente. Algumas vezes acidentalmente.

Então para onde você se volta? Assassinodealuguel.com? Uísque e amigos? Serviço de Atendimento para Festa de Piedade? A retaliação tem o seu apelo. Mas Jesus tem uma ideia melhor!

A Graça não é cega. Ela vê muito bem a mágoa. Mas a Graça escolhe ver ainda mais o perdão de Deus. Hebreus 12:15 nos pede, “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos”.

Onde está faltando a graça, a amargura é abundante. Onde a graça é abundante, o perdão cresce. O perdão pode não acontecer de uma vez. Mas ele pode acontecer com você.

Por Max Lucado 

Curta www.facebook.com/pensamentosdecristaos

www.facebook.com/oblogueirocristao 


14 de agosto de 2013

(Série Aprendendo) Na Caverna com Davi - P02 Fé


PARA LER OS TEXTOS ANTERIORES ACESSE...PARTE 01


Mas um detalhe importante nesse caminho é que Davi, não segue acompanhado e também não avisa para onde está indo, creio eu também que Davi não sabia o que estava planejado para o seu caminho, mas quando aqueles homens chegam no lugar em que Davi estava, a sua postura me chamou a atenção porque "ELE SE FEZ CHEFE DELES"


2 - Fé

Por estar em uma situação muito complicada Davi poderia ter mandado aqueles homens de volta pra suas casas, mas sua postura é justamente o contrário.

Os homens que encontram Davi naquela caverna são justamente os que ninguém gostaria de estar a frente, podemos dizer que eram os de maior complexidade de relacionamento, porque aqueles homens não tinham mais em que acreditar, e encontrar Davi era uma declaração subconsciente de "Precisamos acreditar em algo maior que nós, acreditamos em você". Davi nesse momento olha para cada um desses homens com os olhos de Deus, pois anos antes quando ele era apenas um pastor, para os homens, aos Olhos de Deus ele já era um rei. Ao se fazer chefe desses homens, o refugiado na caverna, nos ensina que confiar em Deus é muito mais do que expressar-se em palavras, é caminhar como se algo não vemos ainda já nos fosse real.

Ao se posicionar como Líder daqueles homens, Davi declara pra Deus, "Não sei o motivo, mas sei que o Senhor está no controle, se esses vieram ao meu encontro foi porque o Senhor os trouxe aqui, e eles buscam algo que o Senhor já colocou em mim."

Quantos de nós já tivemos situações difíceis em que buscamos nos distanciar do mundo, e pessoas nos cercaram exatamente nesse período, elas buscavam refúgio em nós, o que parece contraditório, mas é em situações assim que Deus brilha através de nós, mas isso é possível somente quando temos fé no Deus a quem amamos.

Quando estamos  mal, temos a tendência de generalizar, mas o nosso espírito não fica mal, pelo contrário, é nas situações ruins que ele se destaca pois não é pelo que você pode fazer ou pelo que os outros podem fazer por você, mas é pelo que Deus faz em nós e através de nós que experimentamos o que Ele é capaz de fazer por nós.

Se na sua vida é tempo de caverna, que haja entendimento de que você precisa de mais intimidade com Deus, mas se na sua caverna chegaram pessoas em situação mais difícil que a sua, pode ter certeza de que Deus quem agir através de você, e essas pessoas buscam ver a face de Deus no seu rosto, e é você mesmo que Deus escolheu pra esse momento e toda a capacidade que você precisa já está dentro basta deixar o Espírito Santo fluir através da sua vida...


Tenha fé que Deus age através de você independente do tempo ou lugar em que você está se encontrar em você disponibilidade...

Ó Deus, mostra a tua grandeza nos céus, e que a tua glória brilhe no mundo inteiro! SL 57:11

DEUS TE ABENÇOE E ATÉ O PRÓXIMO POST!!!