3 de março de 2011

A lei condena, JESUS liberta


Antes de ler este post, se possível leia Romano Cap. 7.

Esse é um post um pouco mais extenso e teologico. Mais lei e seja edificado junto comigo !

Ao ler estes capitulos eu fiquei a analisar como a lei nos impede de sermos livres.
No cap. 7, Paulo faz uma analogia do compromisso que há entre a esposa e seu marido.
Paulo demonstra que a liberdade da lei é a mesma que a da mulher com seu marido, a relação é de simples entendimento: assim como a morte do marido acaba com o vinculo formal entre o casal, a morte do cristão com Cristo quebra o julgo da lei. O cristão está portanto livre do domínio do pecado para unir-se a Cristo que jamais morrerá novamente, o que significa essa nova união não terá fim (7.4)
Antes de se dar conta que a lei existia com tamanho vigor, poder e rigidez, e de que estava condenado à morte, menino Paulo vivia alegre e em paz. Depois da sua cerimônia bar mitzvah, (importante cerimônia judaica no qual o jovem aos 13 anos, passa a ser um responsável pelo cumprimento da lei), e com o seu vinculo com os fariseus amadureceram suas convicções legais e institucionais, e, por fim, quando do seu encontro com Cristo (fato que determinou sua conversão), Paulo chega a conclusão que estava morto "pois o salário do pecado é a morte" (Rm 6.23)
Mais o que aconteceu na prática foi que a lei veio a ser a via de acesso do pecado. Em vez de conceder vida a lei produziu condenação; em lugar de promover santidade, provocou o pecado.
Todavia, a responsabilidade pelo pecado não está na lei, uma vez criada por Deus para ajudar os seres humanos a ordenar, e ver o que é certo e o que é errado. O pecado e seu pai usaram a santa lei para uma finalidade ímpia (morte).
Pois o nossa carne, quer saber dos prazeres da carne, que é onde a lei condena e entra o pecado, e com o pecado entra e morte ! 
Só que agora chega o momento da libertação do pecado e do pecador, pois Deus se identificou com o homem,  na pessoa de Jesus Cristo, porém sem ter cometido pecado algum (2Co5.21) Constituindo-se o único e verdadeiro homem sem pecado, cumprindo o propósito de Deus.
Em Romano 8.3 diz: Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne. A expressão "oferta pelo pecado" (que em algumas traduções não está presente) consta da septuaginta como peri hamatias, expressão derivada do antigo termo hebraico hatta'th,  que significa literalmente OFERTA PARA O PECADO.

Ou seja, Ele se fez oferta por nós para que não vivêssemos mais debaixo da lei, e sim debaixo da graça.
Mais com isso você me fala, Então eu posso pecar pois estamos no tempo da graça e o sangue de Jesus me purifica e blá blá blá. Veja o que  bíblia diz:

 Romanos Cap. 6 vers. 15, 17, 18, 22, 23 
E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!
Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.
Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça.
Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.
Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Ser sinceramente devotado a Deus produzirá inevitavelmente, santidade. E o final desse processo é a vida eterna. Não existe vida eterna sem santidade. Todo aquele que já passou pela justificação, com certeza, demostrará, por meio de suas atitudes diárias evidências desse fato. Uma pessoa que ainda está escrava do pecado, deve se analisar e ter um arrependimento sincero do seu coração na presença do Espírito de Cristo e portanto será liberta !

Jesus veio para te libertar da escravidão do pecado.

Por - Dc. Hermes Silva (@Hermes_Silvaa)



1 comentários:

Fayson Merege disse...

É isso, as vezes ficamos presos ao Legalismo!
Jesus veio pra nos libertar, Jesus é a chave pra Liberdade.