21 de agosto de 2013

(Série Aprendendo) Na Caverna com Davi - P03 Disponibilidade para aprender



PARA LER OS TEXTOS ANTERIORES ACESSE...PARTE 01 PARTE 02

Mesmo em meio ao "caos" que estava vivendo, Davi se permitiu aprender mais de Deus, e nos deixou sua lição de aprendizado registrada nos Salmos 57 e 142 (ambos foram escritos em períodos de cavernas, mas não se sabe ao certo se  o 142 foi em Adulão).

[Masquil de Davi; oração que fez quando estava na caverna] Com a minha voz clamei ao SENHOR; com a minha voz supliquei ao SENHOR.Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia.Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então conheceste a minha vereda. No caminho em que eu andava, esconderam-me um laço.Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma.A ti, ó SENHOR, clamei; eu disse: Tu és o meu refúgio, e a minha porção na terra dos viventes.Atende ao meu clamor; porque estou muito abatido. Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu.Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem. {142}  

Davi sempre me chamou a atenção por ser extremamente sincero, quando se colocava diante de Deus, falava o que realmente estava sentindo e o salmo acima começa com um grito de socorro dessesperado por ajuda, Davi estava angústiado porque estava em posição de não poder fazer absolutamente nada, pra quem já tinha matado urso, leão e gigante a sensação era de impotência porque não havia em quem se apoiar no momento, mas mesmo assim Davi tinha uma confiança, não por sentimentos mas, por convicção de que Deus o atenderia e que ao final disso tudo os homens veriam o agir de Deus em e através de sua vida...

Mas além de ser sincero e confiar em Deus,  Davi nos ensina algo mais no seu outro registro...



[Para o músico-mor. Al-Tachete. Mictão de Davi, quando fugia de diante de Saul na caverna] Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.
Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me. Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade.A minha alma está entre leões, e eu estou entre aqueles que estão abrasados, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e a sua língua espada afiada.Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra. Armaram uma rede aos meus passos; a minha alma está abatida. Cavaram uma cova diante de mim, porém eles mesmos caíram no meio dela.Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores.Desperta, glória minha; despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva.
Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações.Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens. Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra. {Salmos 57}
Quando Davi escreve: "Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração;" está se dispondo ao aprendizado, porque o nosso coração está relacionado com as nossas emoções e sentimentos e sem medo ela sujeita aquilo que sente para o que realmente é porque logo em seguida ordena a si mesmo: "Desperta, glória minha; despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva.Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações.Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens. Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra", um coração preparado para aprender enxerga pelos olhos espirituais aquilo que os olhos carnais nunca chegarão a ver.
Uma pessoa disposta a aprender exalta o nome de Deus a tempo e fora de tempo porque não enxerga dificuldades, mas sim oportunidades de crescimento e amadurecimento, Davi sabia que Deus o estava preparando para um propósito maior do que os que já tinha vivido e por esse motivo todo o universo permanecia no controle de Suas mãos, nesse tempo todo o medo e desespero anterior tinham sido o instrumento para amolecer o coração de Davi para que então ele pudesse ser moldado à maneira de Deus....
Em situações difíceis, geralmente, as pessoas buscam um motivo, quando na verdade Deus quer te apresentar o propósito, decida ser uma pessoa disponível para o aprendizado e você experimentará o que Deus é capaz de fazer em você.

DEUS TE ABENÇOE E ATÉ O PRÓXIMO POST!!! 

0 comentários: