21 de abril de 2011

"Música Secular": É Pecado ou não?

Salve Salve galeritia, hoje o assunto que trataremos é meio "polêmico". Afinal são diversas opniões sobre o mesmo, fazendo-o assim, de certa forma, um bom debate. Primeiramente, gostaria de deixar bem claro (Antes que seja apedrejado) que estarei dando a minha opnião e o que EU acho sobre o mesmo, portanto, se alguém comentar, comente com moderação. Você cara leitor, é livre para não concordar, todavia não usar de ignorância. Ou então, faça como nossos amigos do @Crentassos, faça uma trollagem bacana, que gere algo construtivo para ambos.

 Eu tenho poucos anos de Cristão, faz cerca de 4 anos que me converti verdadeiramente e que venho tentando a cada dia ser um cristão verdadeiro em meio esse mundo "em-vão-gélico". Tenho meus confrontos comigo mesmo, diariamente. Não sei todas as respostas, Não sei tudo sobre religião, dogmas, doutrinas e derivados (E acho que nem queria sabe-las). Tenho tentado caminhar em uma forma diferente no cristianismo, mas não posso e nem devo perder a essência do Verdadeiro Evangelho. Enfim, fica pra outro post descorrer sobre o que EU ando pensando desse "Mundo Gospel" e do "Mundo Cristão" Atual. Voltemos ao tema: "Música Secular": É Pecado ou não?

Eu partiria do princípio tal: "Alguns (Ou a maioria) dizem que ouvir a "música secular" é pecado, porque os compositores não estão adorando o Deus, não foi feita pra Deus, etc e blá blá blá". Mas, convenhamos que a MÚSICA de qualidade hoje, tanto no "gospel" como no "secular" está difícil. Convenhamos também que, existem músicas de qualidade no meio "secular", como existem músicas ruins, abusivas, de adoração a Satanás e isso é explícito (Não darei exemplos, para não dizerem que sou "Ignorante" ou coisa e tal). Mas eu gostaria de entrar no seguinte questionamento:

"Se ouvir a "música secular" é pecado, não seria pecado também eu usar citações/ler livros/assistir filmes/programas de Tv secular/mundando?" Em tudo isso, nós escolhemos o que é bom e o que é ruim para nós. Ninguém assiste filme de Terror, Ninguém lê um livro "macabro", ninguém usa frases de Satanistas, por exemplo. É muito fácil dizermos que ouvir a "música secular" é pecado, mas ao mesmo tempo, usamos e abusamos do que eu citei, acima que TAMBÉM veio de pessoas seculares, que NÃO louvam a Deus, com o que fazem.

Quantos cristãos HOJE, não usam as frases bonitas da Clarice Lispector, não assistem um filme romântico, lê um livro com história bonita e etc? Por acaso, não escolhem o que é mais interessante, e o que é melhor para cada um?

Então, entramos no texto do Apóstolo Paulo em Filipenses 4:8: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. 
E pra deixar mais claro ainda, o Apóstolo Paulo em 1ª Coríntios 10.23 diz: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 

Interessante e intrigante, não acha? Porque com a "música secular" é pecado ouvir, e não é pecado assistir um "filme secular"? Acredito, que nós temos que parar com essa ignorância muitas vezes. Se tudo o que for "secular" é pecado, teríamos que viver em um "Mundo Gospel", onde teríamos que somente ouvir "música gospel", assistir "programa gospel", ler "livro gospel", estudar em "escola gospel" e tudo quanto é "gospel", não acham?

Certa vez, fiz essa pergunta para o @Clebermpc: " Se a música "secular" tem uma letra agradável, a musicalidade também, mas os integrantes bebem, fumam e tudo mais. É errado escutar determinada banda?" E a resposta, foi a seguinte:
Se me permite, gostaria de responder a essa pergunta com uma outra pergunta. É errado ouvir música "não secular", ou "gospel", sendo que os integrantes que as tocam, mentem, fofocam, praticam glutonaria, julgam, acessam pornografia na internet, entre tantas outras coisas sendo que esses, sabem que é pecado? Afinal, os que fumam, bebem e tudo mais, não sabem ou não consideram que o que fazem seja pecado. Não dá uma boa reflexão isso?

Bom, falei, falei e não dei minha opnião. Então falarei o que penso!
Com tanto questionamento que fiz acima, já deu pra perceber +/- o que penso, não? Mas enfim, não acho "Pecado" ouvir, desde que EU saiba o QUE QUEM ouvir. Mas, não posso ser Liberal enquanto isso, não posso me deixar corromper por isso. Tenho que saber o que de FATO é bom e ruim pra mim.  Mas, se você acha que ouvir a "Música" secular te implica na Salvação, não escute. É simples.

"Jesus, andava com os pecadores, e isso não fez d'Ele um pecador".

42 comentários:

Kellen Rodrigues disse...

Olá, meu nome é Kellen, acabei de te achar no Twitter, achei interessante e entrei aqui pra ver o que tava rolando, e caí aqui nessa postagem! Concordo em 80% de tudo o que vc disse, concordo tb que assistimos filmes seculares, programas seculares e etc. Mas pq? Temos poucos filmes evangélicos, o que temos tem que na maioria das vezes ser locado, e ñ temos tanta grana pra fazer isso todo dia e os programas de tv, bem... na maioria são "em-vão-gélicos", ñ todos claro, mas a maioria.
Agora vejamos, no meu ver, eu, ajudo no trabalho na minha igreja com os jovens, e vivo falando pra eles o que é certo e o que é errado, (de acordo com a Palavra de Deus) e a música do mundo, é do mundo! (a Palavra diz: Não vos conformeis com este século). Então eu devo dizer: Se vcs escolherem direitinho, podem ouvir a vontade! Pode ouvir o fulano que diz que amar ñ é pecado, pode ouvir o outro que fala que vai fazer um leilão do coração e por aí vai...
Estamos deixando o mundo entrar nas nossas vidas?
Kdê o sal da terra? Onde está a diferença???
Vc acha mesmo que todos sabem escolher certo o que vai ouvir ou não?
Eu acho mil vezes melhor ouvir uma música gospel de pouca qualidade do que ouvir uma múscia secular de alta qualidade.
Eu não tenho coragem de nem sequer colocar isso no meu lindo sonzinho que é "convertido", eu sou "surda" e meu som é sempre muito alto, que testemunho eu estarei dando se uma pessoa passa na porta da minha ksa e ouve eu no maior sertanejo universitário, ou no samba, ou axé?! Deus que me livre, tudo o que eu já falei, já mostrei vai por água abaixo.
Citando Fp 4.8, pq irei eu ocupar meu pensamento com uma música que ñ me edifica? que só aumenta meu ego e as vezes me deixa depressiva?
E sobre os integrantes digo que a Palavra diz: Não há um justo sequer, todos somos pecadores.
Sobre sua citação final, deixo a vc o Sl 1.
Não estou confrontando, desculpe se as vezes posso parecer ríspida, mas esse é meu jeitinho de ser, sou verdadeiramente convertida a pouco mais de 2 anos e estou na igreja a mais de 5, tenho um testemunho tremendo, já usei drogas, vivia na madrugada, e vai imaginando o resto... podes perceber que conheço os 2 lados da moeda e sou uma INCONFORMADA. Inconformada com esse mundo.
Sou pecadora, sou + errada do que certa, mas tô tentando, devagar e sempre até que aquele que é perfeito venha me buscar.
Abraço. @kellenleonel

Seguindo!!!

Hermes Silva disse...

Eu concordo com o @FaysonMerege (@TPeloEvangelho), existe sim muita musica de boa qualidade hoje no meio secular, só que no meu caso eu não esculto pois isso em afeta, e sei que afeta as pessoas que estão ao meu redor, ou seja não me é licito.
Ainda que na sociedade que vivemos os jovens de hoje jamais saberia apreciar um "James Brow, Chico Buarque e por ai vai rs" o que predomina hoje é o funk (pelo menos na grande parte daqui de SP).
E eu tenho isso comigo - vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. (Thiago 4.4)
Mais como o Fayson mesmo disse: Mas, não posso ser Liberal enquanto isso, não posso me deixar corromper por isso. Tenho que saber o que de FATO é bom e ruim pra mim. Mas, se você acha que ouvir a "Música" secular te implica na Salvação, não escute. É simples.

Deus abençoe !

Adriano Guimarães disse...

Ola,
Gostei das citações bíblicas, gostaria de acrescentar Examinai tudo. Retende o bem.1 Tessalonicenses 5 : 21, então como foi dito a muita coisa boa e muita coisa ruim no meio Cristão e no meio secular, não gosto de falar que algo é proibido ou não, e é muito perigoso afirmar tais coisas também, o que devemos preocupar, estas músicas que estamos escutando nos edificam? estamos tranquilos em nossas concorrências Cristãs que são guiadas pelo Espírito Santo? Se as respostas acima forem Sim então tudo bem, então vai ser mais uma coisa pessoal que deve ser resolvida por cada um.
Mas devemos tomar cuidados com os fracos na fé e com as pessoas que ainda não são convertidas para não ser pedra de tropeço "Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão" Rom 14-13.
Não quero condenar nem dar aval pra escutar qualquer musica ou filme ou seja lá o que for que queiram fazer, devemos sim sempre pedir orientação para que Deus de a resposta e não criticar aqueles que tem uma visão diferente da nossa pois com o mesmo peso que julgar também sera julgado no céu. Então devemos é orar e ler a bíblia e as respostas virão.
Espero ter ajudado um pouco, mas normalmente nos ficamos é com mais duvidas que certezas.
A paz do Senhor pra todos e que Deus os abençoe.

Fayson Merege disse...

Primeiramente, obrigado pelos comentários. Acho legal esse bate bola sobre alguns assuntos e, principalmente esse respeito as opniões.
Concordo com vocês, porém, a questão que levantei é "simples". O assunto proposto, tem várias vertentes e essa é apenas uma dela.
Apenas disse que a "música secular" é pecado ou não (No caso acho que não), mas, dentro disso entrerá as vertentes do tempo que você se dedica a ouvi-la (Afetando então, sua comunhão com Deus), a questão do testemunho também, enfim.

Em relação ao que você disse Kellen de assistir na Tv porque é de "graça", é pecado do mesmo jeito, não podemos ignorar o fato que é "secular" também, mas, você escolhe o que é bom para assistir e, isso também te leva a um testemunho, mesmo que quem passe na sua rua, não saiba o que você está assistindo, mas Deus sabe. Mas ai entra o que nosso amigo Adriano disse, se a paz e a consciência com o Espírito Santo nos proporciona isso, então faça.

Deus Abençoe a todos.

Anônimo disse...

Complicado mas também tenho minha opnião sobre isso. Sou lider de jovens e conhecendo eles sei que se um dia eu cometesse a besteira de falar a eles que "ouvir musica secular não é pecado" todos passariam a ouvir, e isso talvez implicaria na Salvação de alguns, sendo assim é melhor guardar certas opiniões.
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm fazer", todos deveriam zelar mais por essa palavra.
Existem coisas tão simples para mim (ex: cortar o cabelo) que para algumas pessoas que eu conheço e convivo "isso é pecado".Poxa mais "cortar o cabelo" ?! Algo tão normal, tão basico! Pois é, para mim é normal mas nem sempre é para a pessoa que esta ao meu lado. Se faz bem ou não para sua vida é vc quem decidi, existe dentro de nós o Espirito do Senhor que nos incomoda quando cometemos o erro, se o mesmo não tem te incomodado ao ouvir uma musica então pronto agora se esta incomodando, é simples não escute mais isso prejudicará na sua relação com Deus.



Jéssica Figueiredo (@JessyFigueiredo)

Hermes Silva disse...

Concordo com o que minha namorada disse acima, só que tem pessoas que não se incomodam mais com nada, pois não tem o Espírito de Deus na vida, e vive a pecar. Achando que esta tudo bem, mais leva uma vida sem a conduda cristã.

Tudo me é licito mais nem tudo me convem ! Sendo assim é bom analisar o homem a si mesmo, e ver se para "ele" é pecado ou não !

Fayson Merege disse...

Concordo, por isso terminei dizendo que se ouvir a "música secular" é pecado, e isso implica na salvação, não escute, é simples.

Apenas acho que não podemos ser hipócritas com algumas coisas. É um assunto delicado? Sim, e muito. Precisa de muita maturidade (Talvez) pra discernir o que é BOM e o CERTO a fazer.

Em relação ao conhecimento dos seus jovens, você "sabe" o que é melhor pra eles e, se isso não ira fazer bem a eles, é simples, não levante a questão. Espere eles terem um pouco de discernimento na PALAVRA DE DEUS.

Deus Abençoe

Anônimo disse...

Não é pecado ouvir música secular, na Bíblia não tem nenhuma passagem falando. Mais, porque, EU CRISTÃ tenho que fazer/ouvir isso?
Não me convém, não me edifica nem nada, onde estará a minha diferença ouvindo as mesmas música que eles ouvem? Isso pra mim, não é sal.
"De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra." (2Tm 2.21)
E, sobre qualidade, eu não escutarei uma música mundana, só porque ela tem mais qualidade que a gospel.
"Jesus andava com o pecado mais isso não fazia dEle um pecador."
Ok, mais Jesus não fazia o que o pecador fazia. Devemos ser com Ele, andar com o pecador, mais não fazer o que ele faz. Devemos ser/tentar como Jesus, e pensar, isso te agrada Deus?
"Foge também dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, a caridade, e a paz com os QUE, COM UM CORAÇÃO PURO, INVOCAM AO SENHOR." (2Tm 2.22)
A música mundana não nos traz isso.
"Mas tu sê sóbrio em TUDO..." (2Tm 4.5a)
A minha carne que escutar sim, um rock mundano que eu escutava, um sertanejinho, e tal, mais NÃO CUMPRIREI OS DESEJOS VÃOS DELA.
No mais irmãos meus, tudo o que é honesto, digno, santo, louvavel, nisso devemos pensar. (acrescentei umas coisinhas, USHUAUSHA)
Música mundana não vai me trazer edificação, não vai ser pra adorar ao Senhor, vai me trazer desejos, na maioria pecaminosos, enfim, isso vai de cada um. O Espírito Santo vai nos convencer do Pecado, e se ele diz que é pecado, é só não ouvir.
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2Tm 2.15)
É isso, EU NÃO ESCUTO, NÃO ESCUTAREI MÚSICA MUNDANA.
Bom no mais, fiquem na paz, e me seguem no tt, HAHA.
Beeijo grande.
@jeehhappy - Jéssica Figueirêdo

Fayson Merege disse...

Só tenho um versículo pra dizer> "Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão." Mateus 7:5

Anônimo disse...

Não me convém, não me edifica nem nada, onde estará a minha diferença ouvindo as mesmas música que eles ouvem? Isso pra mim, não é sal.
por anônimo (@jeehhappy )
--------
Então voce cristã anônima não pode ir pra escola, porque o próximo mundano cheirador de cocaína sentará do seu lado na sala de aula.
Você não pode pegar ônibus porque tem macumbeiro, espírita e católico, você não pode se misturar porque é sal.(?)
Agora qualquer coisa que envolva pessoas mundanas e cristãs, usa-se a palavra sal.
Existe uma diferença entre misturar e andar entre. Jesus andava entre uma orda de gente que não prestava, mas ele não se MISTURAVA (misturar aqui significa seguir o mesmo comportamento, ser COMO um deles).
Ora, Jesus próprio citou isso, tanto que transformou a água em vinho, e lá com certeza estavam pessoas que bebiam (óbvio) e isso não diminui a pessoa (grandiosíssima) que foi Jesus.Aí está um ótimo exemplo do que é ser sal.


Gostaria muito de comentar sobre o assunto porque me interessa, mas infelizmente a igreja "treinou" o cristão pra ser ignorante, como se ele não fosse um ser humano. Parece que no planeta terra existem dois tipos de ser humano no mundo em-vão-gélico: a raça mundana e a raça que vai pro céu. Na verdade a raça é a mesma: HUMANA, o que muda são as categorias: hipócrita ou sincera. Como eu li poucas declarações sinceras aqui, baseadas em achismos e hipocrisias pré-programadas, nem participarei desse assunto (que é muito interessante por sinal)

Então apenas repito o que o Fayson disse:

Só tenho um versículo pra dizer> "Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão." Mateus 7:5 [2]

God bless

By: Ôh Grória!!! disse...

Esssa é uma grande verdade eu amei o post ele só fala do que é verdade!!!

Anônimo disse...

Adorei a questão em debate e os comentários são ótimos! Fala realmente da nossa realidade: o que é pecado para uns, não é para outros. Acho que Deus tem uma forma de tratar com cada um. É necessário que tenhamos um relacionamento com Deus com direito a intimidade com Ele, e o pecado faz separação entre o homem e Deus tirando assim a intimidade com o Senhor. Quando levantamos nossas mãos a Cristo e nos entregamos a Ele verdadeiramente, recebemos o Espírito Santo que é quem nos ajuda a estarmos firmes, e nos acusa quando erramos, se dermos atenção à voz do Espírito de Deus, estaremos smp no centro de sua vontade, e não andaremos perdidos ou em escuridão. Embora sejamos pecadores, devemos confessar a Ele nossos pecados, porque as misecórdias do Senhor são as causas de não sermos consumidos lamentações 3:22. E, ter em mente, que somos diferentes, fomos chamados para fazer a diferença e não devemos agradar a este mundo já que estamos aqui de passagem, João 15:18-19. Em tudo seremos recompensados, se aqui obedecermos comeremos o melhor desta terra, Isaias 1:19-20. E na outra vida teremos salvação e vida eterna!

Fayson Merege disse...

Gostaria que apenas você tivesse colocado seu nome, pra ficar mais Ético, enfim.
Eu discordo quando você diz que: "Acho que Deus tem uma forma de tratar com cada um".
Mano, pecado é pecado e ponto final.

Concordo quando você diz que temos que ter uma intimidade com Deus verdadeira, onde o Espírito Santo nos ajuda a discernir o certo e o errado. Mas ai, entra a questão do que é certo e errado!
Que gere uma outra discussão.

O que aconteceu aqui (Até gerou algo legal), foi que levaram pra outra vertente o assunto.
O que eu propus foi apenas se é ou não pecado ouvir a "Música secular", que no casa NÃO é pecado, enfim...

Deus abençoe!

Anônimo disse...

acho que se não edifica não convém escutar.

Cristina disse...

Achei muito legal o post, mim fez mudar um pouco de opinião em criticar as pessoas que ouvem. Mas sinceramnte quero ser uma cristã pura e não mim deixar envolver com coisas q sabemos que não agrada a Deus, também meu estilo é Gospel e não mim vejo ouvindo música secular. É pq gosto, muito muito do gospel. Quero fazer a "Diferença" pois creio eu, se tiver ouvindo música secular e uma pessoa que estará perto de mim e que não mim conhece não saberá q sou evangelica!
E isso não mostrará que sou evangélica, mas sim uma pessoa, que não conhece a Deus. Pois nos cristãos devemos "Fazer a diferença".

Anônimo disse...

complementando o que o anônimo disse, num sei se ele reparou no que eu disse. MAS em momento algum 'condenei' os que não são cristãos, porque também nem é esta a questão, FALEI sobre ouvir o mesmo que eles, não só OUVIR as mesmas músicas, questões de tipo ATITUDE cristã, entendeu?
Então, sobre isso que tentei falar, O MEU ponto de vista, que aliás foi também criticado.
Mas agora pensa bem, ouve só uma música secular, perto de um não cristão, ou mesmo um cristão, qual a reação deles.
Apenas dei minha opinião, o que eu creio, o que eu sei QUE PARA MIM, o Espírito Santo vai encomodar, entende?
"Jesus andava com o pecado
mais isso não fazia dEle um
pecador."
Ok, mais Jesus não fazia o que o
pecador fazia. Devemos ser com
Ele, andar com o pecador, mais
não fazer o que ele faz.
Repetindo o que falei, nér. Não falei que não iria andar de bus porque lá tem não cristão, etc, e sim em questão de ATITUDE.
Porque também Paulo diz que se não fossémos conversar, fazer algo em que há não cristãos, nos seria necessário sair deste mundo.
Foi mal aí, pela minha ignorância como me disseram no tt, enfim, nem vem ao caso também.
Beeijo, @jeehhappy

Fayson Merege disse...

Sinceramente, vocês estão fazendo tempestade em um copo de água.
Sugiro a vocês olhares para a Bíblia de maneira integral e não parcial! O que vocês estão fazendo é pegar texto fora de contexto.

Sugiro que leiam o post acima, Até onde vai nossa liberdade em Cristo?

E pra deixar claro, não existe música secular e música gospel. E pra vocês #CrentesChatos, que cantam e ouvem apenas "Música gospel", analisem quem vive o que é pregado na música e se vocês vivem o que vocês cantam!

Estou sendo muito parcial nos comentários, espero que não me venham com ignorância, olhando apenas de maneira parcial a Bíblia.

"Ouvir "música secular" não te faz um pecador, assim como ouvir "música gospel" não te faz um cristão"

E ah, em relação ao que disseram a respeito do que vão pensar se EU estiver ouvindo música secular, é outro asssunto e outra vertente do assunto. Não é porque você ouve "música gospel" que você terá bons testemunhos.

Não quero dar uma de fariseu e me vangloriar com meu testemunho, mas sou exemplo pra muitos cristãos e não-cristãos com meu modo de ver essa questão de "música secular e música gospel".

Sugiro que leiam a Bíblia também e principalmente esse versículo: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem (Mt 15.11).

Minha oração é pra que possamos olhar a Bíblia de maneira INTEGRAL e não PARCIAL.

Ps: Daqui a pouco estarão falando (ou se já não pensam assim) que ROCK é do CAPETA.

#Fui
Deus Abençoe

Sempre Tem disse...

Deus Criou todas as Coisas, mas o inimigo faz com q aos olhos de outros seja desvirtuado do q se tem na palavra do Senhor...Ou seja, posso tudo, mas nem tudo me convem, basta vc ter dicernimento pra saber o q eh bom e q vai lhe edificar e o q não...Ser eclético e ter cultura musical é muito bom qndo se tem um otimo conteudo ;) Pazzzzzz

Badie Humberto disse...

Concordo tudo que a Kellen Rodrigues DISSE.

sabe porque? e acredito você, que postou essa mensagem deveria mudar seu pensamento. Vou contar uma historia... Uma vez uma menina ouvia "musicas seculares" e era crente, nasceu na igreja e uma vez ela foi Evangelizar um menino. Sabe oque ele disse? QUEM É VOCÊ PARA FALAR DE DEUS PRA MIM? VOCÊ ESCUTA AS MESMAS MUSICAS QUE EU, VOCÊ FAZ E CONVERSA AS MESMAS COISAS QUE EU. QUEM É VOCÊ PARA FALAR DE DEUS PRA MIM?

E vou contar outra historia mas que aconteceu comigo, uma vez fui evangelizar um menino e sabe oque ele disse? EU não quero JESUS agora, porque sei que tenho que sai do meio de musicas seculares, novelas, bebidas, tudo que leva a perdição, tudo que leva ao vicio, tudo que leva a maldade. E OLHA QUE ESSAS PESSOAS são do mundo! "são MUNDANAS"

Imagine você que está no meio do REINO de DEUS, pensando isto!
acredito que DEUS está te dando de varias maneiras de conhecimento e sabedoria nessas postagens. ENTÃO MUDE!

abraços!

Badie Humberto disse...

Lembrando oque JESUS DISSE:
E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Mc 8-34

NEGA-SE A SI MESMO, TOME SUA CRUZ E SIGA-ME. Você tem que jogar fora seus desejos, sua vontades, vc tem que renunciar a tudo isto.
vou fazer uma pergunta.. VOCÊ ACHARIA QUE JESUS OUVIRIA "MUSICAS SECULARES"?

fica ai pergunta pra vocês que concordam!
as vezes você pode estar pensando assim: "você não concorda não ouça e pronto!" a questão é... e se você tiver errado, e DEUS esta tentando te mostrar a verdade? e se ELE quer que você mude a respeito deste ponto de vista?

a questão não é eu, e sim você! #MEDITEnisto
Cuidado o diabo ENGANA, e muito!

perdão por ser digamos DURO! mas temos que confrontar para mostrar a verdade!

abraços!

Anônimo disse...

Já conversei muito sobre este assunto com ditos evangélicos e no final descobri uma coisa, quem defendia esta linha de raciocínio queria não só legalizar a musica secular, mas outras coisas dizendo que seria normal e buscam partes de versículos retiram do contesto para justificar o que o seu coração deseja.
Amados se já estas sujos, suje se mais ainda, pois de nada vai adiantar justificar o que não tem justificativa se estais limpos cuidado para não se contaminar.
Cuidado com o testemunho, citaram anteriormente, para um líder de jovens, que não fale para um grupo de jovem (que não tem problema em ouvir musicas seculares), pois entre eles pode se perder algum que não tem maturidade para compreender.
Pergunto quem esta alimentando esta duvida aqui já parou para pensar que pode ter alguém que se enfluenciaria com tudo que esta sendo escrito aqui e também se contaminaria, e ai estas pronto para pagar por esta vida ou vc acha que o que nos fazemos não tem e nunca terá conseqüências.
Não pequemos em não conhecer a palavra de Deus antes guardemos dentro de nossos corações para não pecar contra Ele.
Busque a aprovação de Deus para tudo o que fizermos.
Felipe recife.

Nathalia Pardo disse...

A pergunta que eu costumo sempre fazer é a seguinte: Isso vai me edificar? Vai me aproximar de Deus? E então faço a minha escolha ... Gostaria de deixar a dica pra vocês .. @natpardo

Anônimo disse...

Acho esse assunto bem interessante, bom a principio eu pensava que ouvir uma música era apenas ouvir uma música, depois de 4 minutos ela acabaria e pronto não ia mudar em nada a minha vida ter ouvido aquela música, porém, quando comecei a estudar mais e a pesquisar mais sobre tudo o que há por tras das "músicas" de hoje em dia, pude perceber que na verdade essas músicas contém um significado muito maior do que pensamos, e estão ai para nós distrair, e nós acostumar a uma "verdade" que não condiz com a verdade de Deus. Se começarmos a prestar mais atenção no real conteúdo e nas letras destas "músicas" começaremos a perceber como elas nós ensinam coisas que são totalmente contrárias a tudo o que a Palavra nós ensina, não podemos desprezar as artimanhas do inimigo, ele com certeza vai utiliza de tudo aquilo que ele pode para nós afastar da presença do Senhor, e essas músicas são um meio bem eficaz para isso. Devemos estar sempre vigiando, pois a vinda do Senhor esta muito próxima, será que ouvindo um sertanejo ou um funk ou uma música internacional vamos estar vigiando? Penso que não, foi como eu disse, essas músicas estão ai para nós distrair, e sem perceber, estamos aprendendo coisas que parecem bobas, mais que no fundo contém um significado muito grande. Vamos parar para prestar mais atenção no que estamos ouvindo e principalmente cantando, coisas como "amar não é pecado e se eu estiver errado que se dane o mundo eu só quero você..." Pois eu, só quero é Deus, e você vai querer quem??

Clemerson Barbosa disse...

Super Gospel – Qual é sua opinião sobre música secular. Você ouve? Aprova um cristão ou até mesmo um ministro de louvor de ouvir?

Fernandinho – Não ouço, não aprovo e acho vergonhoso o cristão que diz que esse tipo de música serve como referencia ou como influência. A excelência no tanger tem que ser direcionada para Deus e não para os homens, porque se música bonita e bem arranjada mudasse a vida de alguém, a nossa sociedade não estaria no caos que está. Os mundanos têm acesso a musicas “boas”, mas não conseguem mudar o seu comportamento. A nossa proposta é tocar o coração de Deus, que automaticamente resultará em tocar o coração dos homens. Não posso tocar o coração de Deus com aquilo que é profano. Não estou falando que devemos estar desprovidos de técnica, pelo contrário, temos sempre que fazer o melhor. Creio que os nossos músicos e a nossa musica é infinitamente melhor que a secular, porque temos menos recursos que eles e ainda assim conseguimos tirar água da pedra. A Bíblia diz que tudo que é de boa fama e existe louvor, nisso devemos pensar. A música secular não tem nem louvor nem boa fama. O meu Jesus não é bem-vindo no meio da música secular. Às vezes é até escarnecido por alguns. Se Ele não é bem-vindo, eu, como filho dele, também não sou. A nossa música é apenas um detalhe, o que verdadeiramente vai trazer impacto na sociedade é a nossa vida.

Gustavo Nering disse...

Espírito Santo não convence do pecado, convence da Salvação. Deus não se preocupa em nos afastar do mal, mas nos aproximar do bem. Parece que é a mesma coisa, mas essa diferença fundamental afirma que NÃO existe nenhuma possibilidade de existir impureza e pecado próximo de Deus, assim como não existe escuridão onde existe luz…

A música secular não é pecado, assim como pornografia, sexo fora do casamento, adultério, roubo, assasinato, etc, não são pecados. Pecado é uma força interna que afasta da nossa essência, da nossa imagem e semelhança de Deus, do nosso salvador Jesus Cristo. Esses atos são consequências do pecado e se não existisse o pecado, nós não faríamos nada disso, não teríamos nem vontade de fazer essas coisas, sequer saberíamos da sua existência.

Outra coisa, se você deixa de falar sobre algum assunto na sua igreja, como alguns disseram que não deixam seus discípulos ouvir música que não é gospel, isso é falta de confiança nos seu discípulo e falta de fé no Espírito Santo. Quem nos converte e nos conforma com a vontade de Deus é Espírito Santo, não nós pecadores merecedores da morte e perdição. Cabe a cada um saber o que faz, mas não tome uma vida como exemplo, pois cada um cada um. Minha fé em Deus deve muito a músicas do Racionais, Sabotage e RZO que me inquietou a me preocupar com o próximo, mas não tomo isso como regra, aconteceu comigo, pode ajudar ou atrapalhar o próximo.

Badie H. disse...

Sim o Espirito Santo ele convece o HOMEM do PECADO, porém Deus não usou UMA MULA pra falar com um profeta?

Se você não quer dar ouvidos. AMÉM!
um texto sem pretexto vira um CONTEXTO!

Gstv vc disse que musica secular, adulterio... nao é pecado, disse que é uma força interna. Você disse, disse e disse e falou a MESMA COISA!
Conclusão: MUSICA SECULARES, ADULTERIO, ROUBO e ETC são PECADOS!

E outra, Se você conseguiu por um exemplo a se preocupar com o proximo qnd era do mundo ainda, é porque DEUS, ELE o TODO PODEROSO, te deu DICERNIMENTO, SABEDORIA e CONHECIMENTO.

Mih disse...

Já comentei nesse mesmo post no transformados pelo evangelho, e faço questão de comentar aqui (se é que já não tinha comentado....enfim...)

Cara...existem 3 classificações de músicas:
1)as que adoram a Deus
2)as que adoram ao diabo
3)as que falam de problemas sociais, declarações de amor, histórias de vida, "soundtrack" (de filmes), etc...

A 3ª opção mexe muito com as pessoas, por pensarem assim: "Jesus...será que é pecado ouvir essas músicas?"
Minha resposta pra você é: NÃO! porque? Porque simplesmente são músicas que contam fatos, histórias e enfim...não estão adorando a satanás...Eu prefiro mil vezes ouvir um "john mayer" por exemplo, do que ouvir aqueles "funk gospel"...até porque, tem certos ritmos mesmo que não tem como adorar a Deus...e sim, estou falando de funk gospel!

Se fosse pecado "música secular" muitas pessoas estariam pecando no casamento então! Colocando "perhaps love" pra entrada do noivo, ou algumas sinfonias de bethoven na entrada dos padrinhos!
É por isso que a sociedade hoje tem tanto preconceito com os Cristãos...porque acham que eles são desinformados e usam o bom e velho cabresto, se escondendo atrás de UM versículo no qual nem sabem o contexto em que está inserido.
Ser mente aberta, não significa ser mundano ou desviado, significa saber ser sensato e ter ouvidos sensíveis ao espírito para saber por qual caminho seguir...

*Para responder o comentário acima: cara, não tire um texto, do contexto para usar como pretexto, ok?! se você não consegue ouvir música secular sem se contaminar e se desvirtuar (pq talvez nao saiba oq é sensato ouvir) tudo bem cara! talvez vc precise só ouvir música gospel pra ficar centrado em Deus...Ele nos fez diferentes, com necessidades diferentes... e por favor...Quem convence as pessoas do que é certo e oq é errado, oq é bom ou mal, é o espírito santo de Deus...e não você ou qualquer comentário feito por qualquer um de nós aqui
#Ficadica ...Você é muito amado por Deus! Não se esqueça disso ;)

ps:post irado! acho que farei uma continuação dele no blog do @tpeloevangelho :)

Agnes disse...

Assim como vc citou trechos da biblia
"Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas me convêm..." I Corintios 6:12
Sabe esse tipo de assunto é muito complicado...Tudo que formos fazer devemos pensar se fazendo ou no caso ouvindo estaremos agradando a quem?? A carne ou ao Espirito?? Ta Ok vc e muita gente gosta, curti ouvir musicas seculares, mais ja perguntaram pra DEUS o q ele acha disso??
Minha opnião é essa!! Não devemos ser perfeitos pq afinal DEUS sabe q não conseguimos, mas devemos fazer de tudo pra tentar e ser sinceros com DEUS!!!
A quem se tenta enganar, justificando ações com versos da biblia??
Meu comentário éh simplesmente pra vc ao invés de postar sua opnião contra ou afavor de algo consulte DEUS.. Pergunte pra ELE o q ELE acha de vc - no caso - ouvir musicas seculares!!!
#ficaaDica

Mih disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mih disse...

Sem mais comentários, fica apenas uma pergunta:

QUEM NUNCA OUVIU MÚSICA SECULAR, QUE ATIRA A PRIMEIRA PEDRA, E QUE ELA ATRAVESSE MEU MONITOR E ME ACERTE NA TESTA!
(1JOÃO 3:19-22)

Para um bom entendedor, me.... pa.... ba...
fiquem na paz

Anônimo disse...

Não existem meio termo
Se esta edificando é pra gloria de Deus
se não esta edificando é para o Diabo
Cara isso chama RENUNCIA Jesus morreu por nos nas cruz e renunciar as coisas do mundo ainda não paga o que ele fez por nos
Que possamos sentir NOJO das coisas do mundo
Sim ouvir musica secular É PECADO SIM o que é pecado afinal ? Tudo aquilo que não agrada a Deus Tenho certeza que essas musicas seculares (ate mesmo com letras de amor) não agrada a Deus
e tantas outras coisas que você citou que possamos renunciar tudo com PRIVILEGIO com amor por que isso nos faz cresce espiritualmente nos faz ter uma intimidade com Jesus, que nossas mentes nem vão querer se alimentar dessas coisas mundanas FUGA DOS DESEJOS DAS CARNE vale a pena renunciar as coisas do mundo por amor a Cristo Jesus em vez de ficar ouvindo musica secular assistindo tv e tudo q foi citado vamos ler mais a bíblia orar mais evangelizar nossos amigos vizinhos vamos criar projetos evangelísticos, que nem vamos querer saber das outras coisas se nossas mentes começar em busca de santidade, tem tanta gente indo pro inferno e nos hipócritas ainda ficamos atras dessas coisas mundanas que possamos sentir nojo de tudo isso... =/

Anônimo disse...

"Quando a ultima coisa que você tiver for Deus,você vai ver que Ele era a unica coisa que você precisa ter" Renunciar vale a pena

Anônimo disse...

O meu Jesus não é bem-vindo no meio da música secular. Às vezes é até escarnecido por alguns. Se Ele não é bem-vindo, eu, como filho dele, também não sou.

Anônimo disse...

A Maioria dos cristãos que conheço e que compactuam com as músicas do mundo, esfriam e se distanciam do foco..!Como seminarista vejo isto de perto diariamente!
Como diz em Rm 12."Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixe que Deus transforme por meio de uma completa mudançadas suas mentes.Assim vocês conhecerão a vontade do Pai que é boa perfeita e agradável"..Em Mt 16:24-25..Jesus Faz um convite a cada um de nós a perder a nossa vida a tomar a cruz e segui-lo.Andar com cristo é andar na contra mão do mundo, por isto há uma escolha que devemos fazer. Para sermos a diferença devemos ser diferentes, para sermos sal devemos levar algo que tempere.
Andar com os não Cristãos é fazer a diferença a tal ponto deles verem que vc não é mais um , mas sim tem uma verdadeira convicção.
ANDAR COM OS NÃO CRISTÃOS É DIFERENTE DE COMPACTUAR COM ELES.

♣Scɑrłєŧŧ♣ disse...

Uma coisa que eu não entendo e a preocupação gritante com músicas seculares,todo mundo adora dizer que não conven escutar música secular porque não a edificará em nada, mais e os programas seculares?Acho que se você não escuta música secular também não deveria assistir a programas seculares,pois temos canais religiosos que passam coisas absurdamente interessantes e nem nos tocamos disso.

Unknown disse...

Argumentação no mínimo pobre.

Unknown disse...

não que é pecado, acredito que não seja, mais nós como Cristão temos que procurar aquilo que nós edifica na presença de Deus, e ver se aquilo que estamos escutando o que está nos edificando, muitas músicas seculares que fala de relacionamento as veses faz com que a pessoa se deprima por lembra daquela música com um amor que não deu certo. Acredito que temos que busca a cada dia não só ouvir mais ver aquilo que acrecente algo, pois estamos em um tempo de uma geração vazia.

Anônimo disse...

Expôs sua opinião de forma inteligente, clara, coesa e coerente. Parabéns!!!

Leilane disse...

Olá Fayson! Vou ressuscitar este post, posso? Rs
Cheguei aqui através de uma pesquisa no Google com os dizeres: "Como vencer o legalismo". Eu fui criada numa igreja sectarista, que ditava que tudo era pecado. Lá fiquei por mais de 20 anos. A lavagem cerebral que fizeram em mim foi extremamente danosa. Eu não consigo ouvir música "secular" sem me sentir muito oprimida e pecadora. Sinto que sou a pior pessoa do mundo. Não porque eu acredite nisso e sim porque fui criada com essa ideia e por mais que eu lute, ainda estou aprisionada pelo subconsciente danificado. Já deixei esta igreja mas não consigo deixar suas ideias. Ja passei por 4 psiquiatras. Tenho TOC e depressão. Tudo isso por não saber e não conseguir viver. Vivi a infância, a adolescência e parte da juventude aprisionada a conceitos ruins. Morro de vontade de escutar Roupa Nova, 14 Bis, Kid Abelha, Legião Urbana. Mas não consigo. Só consigo me sentir bem com o tímpano estourando em "Me aaaaama, Eeeeleee me aaaaamaa".
Eu fico muito triste com jovens que tem a oportunidade de ver a verdade e querem viver no legalismo. Não joguem fora a liberdade que vcs tem pra agradar religiosos! Eu perdi uma vida por idéias erradas e estou tentando me reerguer com muita dificuldade e sozinha. Vivam a verdade libertadora da graça! Vcs tem a chance de uma vida que eu não tive. Aproveitem! Sejam livres para viver plenamente o Evangelho. Não acreditem em tudo, sejam como os crentes de Beréia que em tudo buscavam a Palavra.
Sejam de Jesus!

Unknown disse...

Vou comparar duas músicas:
Uma é "secular" - (Eu tenho tanto pra lhe falar
Mas com palavras não sei dizer
Como é grande o meu amor por você)- Roberto Carlos.

A outra é gospel:(Restitui, eu quero de volta o que é meu)- Trazendo a arca.

Uma é muito romântica e fala de amor entre duas pessoas. A outra demonstra uma atitude desrespeitosa para com Deus exigindo algo que lhe foi tirado como se Deus não tivesse controle da situação.
Dizer que musica secular é pecado é muito legalismo, o novo testamento está cheio de exortações quanto aos fariseus que só pensavam na lei, sendo que essa questão da musica secular não está escrita em lugar nenhum na bíblia. Vamos ler mais a bíblia e deixá-la nos instruir! Mas como cristão com certeza existem musicas que não podemos escutar, isso é fato.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o comentário acima do André Luiz Vicente, em poucas palavras descreveu muito bem, tá na hora de deixar essa religiosidade de lado e passar a questionar mais e buscar orientação na palavra, vamos parar de ficar citando o mesmo versículo em que cada um pode encontrar uma interpretação diferente, que tal achar um que condene a música secular assim como diz claramente sobre a tatuagem, em que não devemos marcar o nosso corpo pois somos templo do E.S.? Se for seguir essa linha de raciocínio não poderemos mais ir a praia, não edifica, e tem muita imoralidade à volta, sem falar que não é um tanto indecente usar biquine? deveríamos então ir de roupa, ou então mulheres usarem uma burca, não poderemos ir ao cinema e blá blá blá. Cada um sabe de si, particularmente eu prefiro ouvir louvor em casa pois tenho mais liberdade em orar e ser conduzida pelo E.S. na minha busca de intimidade e relacionamento, no entanto não vejo nada demais ouvir uma música "secular" enquanto faço uma longa viagem de carro, dou uma corrida, ou pedalo na praia, creio que não deve virar uma rotina e saber selecionar muito bem o que ouve, se fala de amor (sem ser depressiva) ou é uma música motivacional, por que não?

Anônimo disse...

Essa ideia de curtir músicas seculares é mais para uma satisfação CARNAL e nd mais.Essa galera que gosta de se justificar pq escuta música secular soh me faz lembrar do povo saindo do Egito e murmurando contra Moises dizendo que estava com saudade das cebolas que comiam no egito, esses são aqueles que estam dentro da igreja mas o mundo ainda estah dentro dele. Eh isso ai paz do Senhor.