29 de março de 2012

Pescadores de Homens



E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens – Mateus 4:19

Jesus sempre foi um homem educado e onde quer que fosse sempre arrastava multidões atrás de si. Sua mensagem era profunda, surpreendente, diferente e mais autoritária do que o ensino dos líderes religiosos da época.

Gosto muito desse verso de Mateus, pois os dois homens (Pedro e André) deixam TUDO o que estavam fazendo para seguir a Jesus. No entanto, analisaremos alguns versos do texto de Lucas 5:1/11

Logo no verso 4, Jesus os fala: “Lançai as vossas redes para pescar”.

Pedro, André, Tiago e João eram pescadores profissionais, podemos dizer que eram especialistas na arte da pescaria. Porém, passaram uma longa noite de tentativas frustrada de pesca. Pedro responde rapidamente: (Os outros devem ter pensado: “quem é este carpinteiro para ensinar quatro pescadores a pescar”?), e talvez até mesmo nós pensássemos assim. Então eis a resposta:

“Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos...” “...MAS sob tua palavra lançarei as redes”.

Opa, peraí...! Porque Pedro daria ouvido a um carpinteiro? Simplesmente porque ela já O conhecia.

“Foi este carpinteiro que Pedro viu expulsar um demônio da sinagoga em Cafarnaum usando apenas a sua palavra (4:36). Depois, foi este mesmo carpinteiro que havia curado a sogra dele e muitas outras pessoas (4:38-41). Por conhecer Jesus e o poder de sua palavra, Pedro se segurou no meio de sua objeção e disse, “sob tua palavra lançarei as redes” (5:5).”

Não iremos aqui falar sobre pescaria, qual isca usar! Até porque não sei nada sobre pesca. Mas iremos analisar dois pontos que acho crucial em nossa caminhada cristã.

1° A “pesca” terá sucesso apensas se for “sob a PALAVRA de Jesus”

Cristo é a chave, e É por isso que oramos “em nome de Jesus”, porque somente Ele tem poder e autoridade. No contexto, os pescadores usaram seus esforços humanos e não deu certo. Mas quando ouviram a palavra de Jesus, fizeram uma grande pesca.

Muitas vezes queremos usar nossas experiências, ideias e maneiras pra fazermos algo, esquecendo-nos que quem faz a obra é Deus. Paulo em Filipenses 2 diz que tanto o agir como efetuar vem de Deus.

2º É preciso renúncia da nossa vida e nossas “teorias malucas”.

Ser “pecador de homens” exige mudança de “profissão”. Paulo em 2ª Coríntios 5 diz que somos embaixadores em nome de Cristo. Pedro lançou a rede porque ouviu a voz de Deus, deixou seus conhecimentos como pescador e renunciou suas “teorias”.
E voltando ao texto de Mateus 4, eles deixaram TUDO para seguir Jesus e se tornarem “pescadores de homens”.

“Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador” (5:8). A reação de Pedro indica claramente que ele acreditava estar na presença do Divino. Séculos antes, quando o Senhor apareceu a Isaías para comissioná-lo à sua missão, o profeta teve uma reação semelhante, dizendo: “ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!” (Isaías 6:5). À vista do milagre desta pesca – algo como nenhum destes pescadores profissionais jamais havia presenciado – Simão Pedro se prostrou aos pés de Jesus, o adorando.

A decisão é inteiramente sua, a respeito desse convite de Jesus a ser um “pescador de homens”. 

0 comentários: