11 de abril de 2013

Moral da história



Meu bisavô contou pro meu avô, que contou pro meu pai, que contou pra mim. O velho jurava que o futebol havia sido inventado na Letônia, mas ficou famoso depois que um inglês passou por lá e levou embora o ludopédio para as terras da Europa Ocidental. Contava que na origem o futebol chamava toquedebola, isso mesmo, tudo junto, porque era jogado com os pés e as mãos. Não tinha esse negócio de cartão amarelo para quem metia a mão na bola e ninguém ficava discutindo se o toque havia sido intencional ou acidental, interferido no lance ou não. A coisa era mais simples. O barato era colocar a bola no gol do adversário e valia tudo, gol de cabeça, de barriga, de canela, e de mão. Valia até gol com o pé. A única coisa esquisita é que gol de destro com o pé esquerdo valia dois, e vice-versa.

Meu velho bisavô iria estranhar o futebol de hoje. Mas meu avô sabia contar direitinho como a coisa tinha degringolado. Quando o tal toquedebola começou a ser praticado dentro das fábricas inglesas, lá nos tempos da tal revolução industrial, os caras aproveitavam o pouquinho tempo do almoço e jogavam usando as botas pesadas de trabalho. As disputas eram acirradas e começou a acontecer que bota contra mão dava muita confusão. Foi aí que um esperto inventou a regra de proibir toque de mão. Dali em diante a coisa passou a ser só mesmo pé na bola. Depois que o toquedebola ganhou as ruas, já não eram necessárias as botas, mas um bom calçado caía bem. Inventaram a tal chuteira. 

Meu avô contava que existiam alguns grupos de resistência, que praticavam o toquedebola original, com pé e mão. Tinha até campeonato. Mas surgiu uma tal de uma fábrica que patenteou a chuteira e espalhou a notícia de que o pessoal que jogava toquedebola, com pé e mão era mal intencionado, estava desvirtuando a coisa e trabalhando contra a tradição, e ao final poderia até mesmo destruir as ligas e acabar com os campeonatos de futebol. Distribuíram folhetos contando uma história mentirosa, dizendo que nunca houve quem praticasse futebol com a mão, e que por isso mesmo a coisa chamava “football”. Claro que omitiram a história de que na origem a coisa chamava toquedebola. Como eram poucos os imigrantes que conheciam a história original, a mentira inventada pelos que lucravam com a venda de chuteiras foi sendo cada vez mais disseminada. Com a morte dos velhinhos, meu bisavô inclusive, acabou prevalecendo a ideia de que toquedebola é uma heresia e que o futebol sempre foi jogado somente com os pés.

Moral da história. Quando alguém descobre um jeito de lucrar com alguma coisa, dá um jeito de inventar uma história que favoreça seu lucro. Todo mundo que discorda da história é considerado herege. Não importa se os que discordam da história dos que lucram com a coisa tenham razão. O que importa é o lucro.

0 comentários: