6 de junho de 2013

Decisões


Decisões


Toda pessoa precisa tomar decisões na vida e elas certamente irão mudar drasticamente o rumo da história. A escolha de um amigo, de um marido ou esposa e tantas outras coisas que precisamos decidir durante o decurso da vida.

A necessidade de ter que tomar essas determinadas decisões geralmente parte de uma situação adversa: problemas no emprego, dificuldades financeiras ou até mesmo tragédias familiares.

No livro de Rute encontramos uma dessas histórias, daquelas em que uma grande decisão deve ser tomada e em função disso uma história mudaria completamente.

A bíblia nos conta a história de Noemi, uma mulher israelita que, junto com sua família, em um momento de grande dificuldade nas terras de Israel se muda para as terras de Moabe em uma tentativa de fugir da grande fome que assolava toda a terra de Israel.

“E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos; E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.” Rt 1-1,2

A primeira tragédia desta história encontra-se no primeiro capítulo com a morte do marido de Noemi: “E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,” Rt 1-3.

Noemi perdendo seu marido foi amparada pela lei de Deus que dizia que a viúva deveria ser ajudada por seus parentes mais próximos que tivessem condições de sustentá-las.
“Além do Jordão, na terra de Moabe, começou Moisés a declarar esta lei, dizendo: O SENHOR nosso Deus nos falou em Horebe, dizendo: Assaz vos haveis demorado neste monte. Voltai-vos, e parti, e ide à montanha dos amorreus, e a todos os seus vizinhos, à planície, e à montanha, e ao vale, e ao sul, e à margem do mar; à terra dos cananeus, e ao Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates. Eis que tenho posto esta terra diante de vós; entrai e possuí a terra que o SENHOR jurou a vossos pais, Abraão, Isaque e Jacó, que a daria a eles e à sua descendência depois deles. E no mesmo tempo eu vos falei, dizendo: Eu sozinho não poderei levar-vos. O SENHOR vosso Deus já vos tem multiplicado; e eis que em multidão sois hoje como as estrelas do céu." Dt: 25:5,10.

Pouco tempo depois da morte de seu marido, seus parentes mais próximos, que eram seus filhos, também vieram a falecer. “E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.” Rt: 1:5

Amparada pela mesma lei de Deus citada acima, Noemi decide voltar para sua terra natal: “Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá.” Rt 1:7

Nessa hora que a vida de Rute, nora de Noemi, muda vertiginosamente! De acordo com Rt 1:8 a própria Noemi aconselha suas noras a voltarem com seus parentes e continuarem a levar suas vidas. “Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo. “Rt 1:8

Este é momento de tomar a decisão, voltar para a terra de Moabe ou se juntar definitivamente ao povo de Deus? O momento de tomar uma decisão nem sempre é tão fácil quanto parece. No caso de Rute pode colocar da seguinte maneira: deixar uma vida de possibilidades junto de seus concidadãos em sua terra natal ou viver uma vida incerta, porém segundo Deus.

Um exemplo de decisão drástica tomada por amor ao nosso Deus é Abraão. “Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.” Gn 12:1. Deus não pergunta a Abraão se ele poderia ir. Deus apenas disse “vai”, pois Eu serei contigo e depois te mostrarei a terra que irás possuir.

Tomar uma decisão baseada na vontade Deus é deixar a nossa vontade e seguir de acordo com o querer d’Ele. O salmista disse: “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.” Sl 143:10.

O nosso futuro seguro e bem estruturado é preparado por Deus segundo nossas decisões. Quando não queremos ficar com Ele, mesmo com sua vontade de ficar conosco, Ele não interfere em nossas decisões. Decidir ficar com Deus, é saber que Ele tem o melhor par nós em todas as situações, mesmo que não podemos vê-las no mesmo momento, sabemos que Ele pode fazer grandes coisas em nosso favor por simplesmente decidir confiar n’Ele.

Rute decidiu ficar com Deus em Israel a voltar para as terras de Moabe, não se importando com o fato de ser moabita, afinal os moabitas não eram um povo com quem os Israelitas se relacionavam tão bem: “Porém os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR; então o SENHOR fortaleceu a Eglom, rei dos moabitas, contra Israel; porquanto fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR. E reuniu consigo os filhos de Amom e os amalequitas, e foi, e feriu a Israel, e tomaram a cidade das palmeiras. E os filhos de Israel serviram a Eglom, rei dos moabitas, dezoito anos” Jz 3:12,13,14. Ou até mesmo o fato de ser viúva. “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu vás irei eu, e onde quer que pouse, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morra morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” Rt 1:16,17

Chegando em Israel, ela casou-se com Boaz “Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o SENHOR lhe fez conceber, e deu à luz um filho.”Rt 4:13 e Deus abençoou a decisão de Rute em permanecer com Ele e fez com que ela fizesse parte da genealogia de Davi e do Senhor Jesus e este foi o maior fruto desta decisão, a qual temos a oportunidade de nos regozijarmos pelo direto à salvação que nos fora outorgado.

Tomar uma decisão na vida nunca é fácil, ainda mais quando elas envolvem grandes mudanças, mas quando fazemos Rute e tantos outros que baseiam suas decisões em Deus, podemos ter a convicção de que Ele nos recompensará de maneira tal, que os filhos dos nossos filhos poderão ver os frutos das nossas decisões.

Juliano Rodrigues