10 de junho de 2013

O que você espera de Deus ?



O que você espera de Deus?


Vivemos em um tempo que o Cristianismo está em alta, hoje é a religião que conta com o maior número de fieis no mundo. Aqui no Brasil não é muito diferente, segundo uma pesquisa de 2010 feita pelo IBGE, os cristãos somam 86.6% da população do país.

Desse número expressivo aqui em nosso território nacional, ligado ao Cristianismo, temos a igreja Católica e
os Protestantes, e sabemos que a diferença de pensamentos entre as duas é gigantesca. Seguindo este ponto de raciocínio chegamos à pergunta que não quer calar: O que todos esperam de Deus?

Muitas pessoas possuem sonhos e desejos inabaláveis, uma vontade forte de conquistar seu lugar no mercado de trabalho, de possuir bens materiais e ter dinheiro para fazer tudo o que lhe convém. Estamos ligados a um problema que é muito grande e infelizmente, a raiz de alguns males. Todo este desejo desperta em nós, a curiosidade a respeito da Teologia da Prosperidade, que prega um Deus vendedor.

Nesta pregação da Prosperidade vemos pessoas dando dinheiro para obterem bênçãos materiais. Só que não fica apenas nisso. Quanto mais vivenciamos a pregação de que dando para a obra seremos abençoados, mais estamos aptos a ir à igreja apenas para pedir, e não mais para cultuar.

Sabemos que a obra do Senhor dirigida pela igreja necessita de verba. Sabemos que devemos abençoar a obra feita aqui na terra. Sabemos que sem o dinheiro necessário para cobrir os custos da divulgação do Evangelho, a obra para. Porque no mundo atual, passado e futuro, o dinheiro move todas as coisas. Então, não estou dizendo que é errado contribuir para a obra, mas errado é usar a contribuição para obter de Deus uma benção tão desejada. Fazendo isso, estamos passando por cima do verdadeiro culto, estamos deixando de lado o verdadeiro Evangelho.

John Piper, norte americano, um dos mais influentes pregadores batistas calvinistas e autores do século XXI, um dos poucos que se levantaram (e graças a Deus que se levantaram), para confrontar os falsos pregadores que tentam seduzir as ovelhas de Cristo, pregando um Evangelho que foi transformado em mercadoria, abomina a Teologia da Prosperidade. Em seu livro “Aos pregadores da Prosperidade”, ele diz que a sua maior preocupação a respeito dos efeitos do movimento da prosperidade é que ele deprecia a Cristo fazendo-O menos central e menos satisfatório que Seus presentes. Cristo deve ser o centro de tudo. Se não fosse por Ele não estaríamos aqui. Se não fosse por Deus, dando seu único Filho pela humanidade, nós não existiríamos (João 3.16). Então te pergunto: O que você espera de Deus? Vamos então mudar a pergunta: Será que realmente temos o direito de esperar algo da Deus?

Nós éramos pecadores da mesma maneira que ainda somos. E os pecadores herdariam a morte. Romanos 6.23 diz: “Porque o salario do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Recebemos a vida eterna gratuitamente de Deus. E o que é maior que a vida eterna? O que você espera mais de Deus do que ter dado seu filho por todos os seus pecados já cometidos e os que irão por vir? Porque não somos santos, somos pecadores e como pecadores, iremos pecar. Mas através de Jesus, estamos debaixo da Graça, e o pecado não tem domínio sobre nós, pois não estamos debaixo da lei. (Romanos 6.15).

Seguindo tudo isto, convido a todos que venhamos mudar nosso pensamento de Cristianismo. E não somente mudar o nosso pensamento, mas que como John Piper, venhamos levantar um povo que lute contra a Teologia da Prosperidade. Por que não temos direito algum de esperar algo de Deus. Mas por Ele ser bondoso e nos amar tanto, ainda nos abençoa com coisas que precisamos. Desejar a benção material não está errado. Quantos não precisam de uma casa própria, de um carro bom, de um emprego bacana. Quantos desejam andar e se vestir bem, com roupas e marcas e sapatos famosos. Isso é normal. A única coisa que não podemos deixar entrar em nossa mente é querer que Deus nos abençoasse com tudo isso. Porque não temos direito algum. Ele nos abençoa porque nos ama, e não porque mereçamos.

Fique com essa palavra, guarde em seu coração. Plante ela em outras pessoas, e cuide com carinho para que futuramente possa dar frutos.

Deus vos abençoe!

Pablo Renaud.

0 comentários: