31 de julho de 2013

Sobre caminhos e caminhadas

Este fim de semana tive a honra de estar presente num seminário de Jovens e Adolescentes cujo nome escolhido foi "The Way" e como subtítulo Qual o seu?.

Claro que como pensadores cristãos sabemos qual o nosso caminho, Ele mesmo disse que é o Caminho, a verdade a vida (Jo 14:6) e somente por meio dEle alcançaremos o céu, mas quantos são os caminhos de percorremos e percorreremos na nossa vida? Caminho profissional, emocional, ministerial, e tantos outros que dizem respeito à como vivemos nossos dias, e refletindo sobre esse assunto um texto me chamou a atenção nesses últimos dias.

Assim como não é bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com seus pés. A estultícia do homem perverterá o seu caminho, e o seu coração se irará contra o Senhor. (Pv 19:2-3)

O primeiro passo de uma caminhada está diretamente ligado ao último, mas por algumas vezes em nossas escolhas ficamos tão ansiosos por chegar a algum lugar que nem observamos os primeiros passos que damos e o conselho de provérbios nos instrui ao contrário, saber exatamente aonde estamos indo e olhando para o final conseguimos traçar um caminho para chegarmos ao destino.

Outras vezes entramos em situações que desconhecemos pelo simples fato de sermos aceitos ou por ser um caminho comum, aquela festa de última hora para a qual fomos convidados, aquele encontro que não planejamos mas que foi planejado por alguém e nós concordamos em ir, assim como precisamos saber um destino para traçar um caminho, dar passos em direção ao desconhecido deve ser uma prática somente em direcionamentos específicos de Deus.

O segredo é não ser muito esperto, ou seja fazer tudo com paciência e perseverança, às vezes erramos pela ansiedade de ver resultados e por isso não ponderamos os degraus que nos separam do nosso objetivo, e dessa maneira pode ser que nos "vendamos a preço de banana",  parece ilógico, mas por quantas vezes aceitamos um jeitinho no trabalho para não perdermos o emprego, ou aceitamos a convivência com pessoas que tem uma conduta diferente da nossa pelo simples fato de que a proximidade deles possa nos beneficiar "encurtando" nossa jornada.

Sobre caminhos e caminhadas fala muito mais do que apenas sobre os caminhos que escolhemos percorrer, mas também sobre a forma como vamos percorrê-los, um passo de cada vez, cada um na velocidade que deve ser dado, que saibamos aproveitar com a direção de Deus cada instante dessa caminhada.

Em alguns caminhos da nossa vida estamos tão preocupados com o final do percurso que alcançá-lo as vezes é exaustivo pelo simples fato de não termos aproveitado todas as belezas que esse caminho tinha reservado para nós ou pelo fato de não termos nos preparado e o final ter sido mais adiante do que imaginávamos.

Deus te Abençoe

2 comentários:

Paula Luz disse...

Ah que coisa mais linda e sem dúvida muito profunda. Amei seu texto... parabéns pelo blog, é uma benção! Que o nosso Senhor Jesus continue te enchendo de sabedoria e de graça!

vivapaulatinamente.blogspot.com.br

Unknown disse...

Muito bom! Que Deus te Abençoe!