9 de junho de 2011

Lutando com Deus

Moisés sabia e não poderia argumentar sobre a teimosia do povo de Israel, ou simplesmente pela aberração particular dos bezerros de ouro. O máximo que poderia pedir era a graça de Deus junto de sua misericórdia, segundo a aliança.

Ao rogar para que Deus fosse com ele, Moisés acaba englobando o povo em sua prece, fazendo uma conexão entre Moisés e Israel. Não adiantaria entrar em uma terra que manasse leite e mel em Canaã, se o próprio Deus não habitasse em meio o povo. Não haveria sentido algum alcançar a Terra Prometida.

Deus ao dizer que o conhecia pelo Nome, incluía-o também Israel em favor de Moisés, visto que dependiam dele como mediador. A intercessão de Moisés é um tipo da obra de Cristo como mediador da Nova Aliança, conforme diz em Hebreus 3.9 - 9-16/22.

Moisés foi muito audacioso ao pedir a Deus para que mostrasse sua Glória, pois buscava uma revelação maior de Deus em sua Glória. Sua única esperança contínua de Deus para Israel, era somente em Deus. Ao travar essa luta com Deus, Moisés esperava, ansiava pela revelação completa, visto que já havia experimentado a misericórdia de Deus.

“A bondade do Senhor velou o que Moisés não podia suportar e revelou tudo o que podia suportar”.

Essa passagem me ensina a travar lutas diárias com Deus. Não no sentido de murmurar, reclamar ou blasfemar contra Deus, mas insistindo que Deus esteja comigo sempre, em todo o momento. Desde o momento de o meu levantar, até o momento do meu deitar. A luta de Moisés com Deus me ensina a questionar Deus em todos os aspectos, ainda que algumas respostas não me sejam reveladas.

Quando eu travo uma luta com Deus, eu luto para que não me abandones, ainda que seja eu, um pecador. Do que me adianta viver nesse mundo, se a presença de Deus não está comigo? Do que me adianta ser referência (talvez) pra alguns se Deus não habita em mim?

Quando vejo a Luta de Jacó com o Anjo, a Luta de Moisés pra ver a Glória de Deus, eu sinto a necessidade de buscar sempre algo a mais em Deus, sem me contentar com as “pequenas experiências”. Eu quero lutar com Deus, sempre, por experiências que me marquem pra vida inteira. Esse é o real sentido de uma Luta com Deus.

0 comentários: