30 de junho de 2011

Pecaminosidade e Perversidade


Só com sabedoria e o poder do Espírito é possível vencer a pressão da maioria e nadar con-tra a correnteza deste mundo.
A Bíblia encoraja o rompimento do crente com o comando social. Há um texto lindo, mas pouco conhecido, no Velho Testamento, que ajuda muito: "Não seguirás a multidão para fazeres mal, nem deporás numa demanda, inclinando-te para a maioria, para torceres o di-reito." (Ex 23.2). Na Bíblia de Jerusalém, a primeira parte deste verso fica assim: "Não toma-rás o partido da maioria para fazeres o mal". Vale a pena citar também a versão de A Bíblia na Linguagem de Hoje: "Não siga a maioria quando ela faz o que é errado".
Na epístola aos Romanos a mesma exortação é feita com outras palavras: "Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim vocês aprenderão de experiência, como os caminhos de Deus realmente satisfazem a vocês" (Rm 12.2 BJ).
O cristão precisa lembrar-se constantemente da ruptura que Jesus pregou entre a vida cris-tã e a vida mundana: "Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho fácil le-vam à perdição, e há muita gente que anda por esse caminho. A porta estreita e o caminho difícil conduzem à vida e pouca gente encontra esse caminho" (Mt 7.13, BLH).
Chama-se de conversão a transferência de alguém do caminho fácil para o caminho difícil. É obra exclusiva da graça de Deus: "Ele nos arrancou do poder das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção - a remissão dos pecados" (CI 1.13, BJ). Chama-se de santificação a continuação da conversão e a purificação progressiva dos males que procedem de dentro para fora e dos males que procedem de fora para den-tro. E isso também é uma obra de Deus: "O Deus da paz vos conceda santidade perfeita; e que o vosso espírito, alma e vosso corpo sejam guardados de modo irrepreensível para o dia da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Ts 5.23, BJ).
Meus amados, eu creio no poder de Deus para mudar nossas vidas e Ele quer fazer isso. Precisamos entender que uma verdadeira transformação em “uma pessoa nova e diferen-te” está no centro do propósito de Deus através da ação do Espírito Santo. Se estivermos dispostos Ele vai completar a boa obra que já começou em nós.
Juntos neste caminho e propósito.

0 comentários: